Novas diásporas: episódio Haiti

Projeto do Goethe-Institut traz imigrantes do Haiti em São Paulo para oficina de vídeo e debate performático

image006

Como a migração e o controle social constroem complexos diagramas de poder entre os territórios do Hemisfério Sul? Esta é a questão que guia o projeto Novas Diásporas, apoiado pelo Goethe-Institut. O projeto tem como propósito gerar conhecimento através das vozes dos próprios protagonistas da migração e oferecer um espaço de escuta e compartilhamento das experiências vividas pelos migrantes e equacionadas com diferentes campos de conhecimento.

A primeira edição do Novas Diásporas se concentrará na imigração do Haiti para o Brasil com início em junho deste ano. “O Haiti é a primeira e única nação criada a partir de uma revolução escrava e pode ajudar a criar uma narrativa da nossa história de resistência” reflete o artista visual Daniel Lima, idealizador do projeto. Tomando o país como símbolo de luta quilombola transcontinental, o episódio Haiti prevê várias atividades no Goethe-Institut.

A primeira delas é uma oficina de edição de vídeo para imigrantes haitianos, por meio da qual trabalharão na edição de material bruto colhido pelo artista visual Daniel Lima e pelo pesquisador Felipe Teixeira, na capital haitiana Porto Príncipe. A dupla esteve no país no início deste ano para investigar a militarizacão do país e o controle social praticado pela Minustah – A Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti. A oficina, ministrada por Daniel Lima, acontecerá de 6 a 10 de junho, noGoethe-Institut (Rua Lisboa, 974 – Pinheiros).

No dia 18 de junho (sábado), também no Goethe-Institut, acontecerá encontro aberto ao público, com apresentações audiovisuais, grupos de trabalho, palestras curtas e experiências culinárias. Além de Daniel Lima, o evento terá a participação da atriz e MC Roberta Estrela D’Alva, do diretor musical Eugênio Lima, do pesquisador Felipe Teixeira, da artista visual zimbabuense Lucia Hnamo e do fotojornalista haitiano Pierre Michel Jean, além de músicos haitianos da banda Satellite Musique.

O Novas Diásporas tem apoio da Fundação Heinrich Böll e do Lanchonete.org e integra projeto Episódios do Sul, concebido pelo Goethe-Institut. O Episódios do Sul visa buscar visões e contribuições do Sul na arte, na ciência e na cultura, em um contexto de crescente globalização. www.goethe.de/brasil/episodios

Serviço       

O quê: “Novas DiÁspora| Episódio Haiti

Quando: 18 de junho 2016, sábado | 15h às 22h

Onde: Rua Lisboa, 974 – Pinheiros Goethe -Institut São Paulo

Quanto: Gratuito | Aberto ao público

 

Compartilhe

Voltar ao topo