Ensaio Aberto do espetáculo em homenagem a Conceição Evaristo

By / 4 semanas ago / Diversão / No Comments

DSC_0134As atrizes que atuam na rededição da peça (a partir da esquerda), Emillie Lapa, Glau Barros, Vera Lopes, Alexandra Pessoa. (Fotos: Jessé Oliveira)

Na próxima terça-feira 02 de maio, ocorre no teatro Gregório de Mattos, em Salvador BA, o ensaio aberto do espetáculo “Minas de Conceição Evaristo”, obra em homenagem à escritora mineira Conceição Evaristo. A convite da Ocupação Conceição Evaristo o evento vai ocorrer no Itaú Cultural de São Paulo, entre os dias 03 de maio a 18 de junho, o grupo formado por um elenco misto de mulheres baianas e gaúchas remonta o espetáculo e revela em cena a riqueza do universo feminino desvendado na literatura de Conceição Evaristo.

A direção da nova montagem fica a cargo do diretor gaúcho Jessé Oliveira. No palco as atrizes gaúchas Vera Lopes e Glau Barros contracenam com as atrizes e cantoras baianas Alexandra Pessoa e Emillie Lapa. O espetáculo multinterativo conta com trilha sonora executada ao vivo composta por diferentes ritmos, que vão do jongo ao vissungo, passando pelo rap, samba e cantigas de domínio popular. Busca-se a “mineiridade dos quiabos babentos da calma mineira” na sonoridade deste espetáculo. A interação ocorre por meio de imagens que remetem a um passado não tão distante. Cenas que se contrapõem durante a apresentação, que tomam vida e formas junto com as atrizes no palco levando ao público um momento de imersão naquele universo tão particular das Minas de Conceição Evaristo.

A primeira apresentação do espetáculo ocorreu na Feira do Livro em Porto Alegre, em 2009. A remontagem será apresentada em São Paulo, nos dias 06 e 07 de maio no Itaú Cultural. O ensaio aberto busca estabelecer uma troca entre a obra da escritora – mais especificamente das poesias do livro “Poemas das recordações e outros movimentos” – com o público e o elenco, uma partilha transversal.

Serviço

O Quê: Ensaio Aberto do espetáculo “Minas de Conceição Evaristo”

Quando: 02 de maio de 2017 (terça-feira), às 19h

Onde: Teatro Gregório de Mattos, Salvador BA

Quanto: Entrada franca

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *