Pesquisa e livro de Clubes Sociais Negros em SC

By / 2 semanas ago / Economia / No Comments

pesquisa_e_livro_clubes_negros_em_sc-585687

No período escravocrata negros não podiam frequentar espaços de brancos. A cultura da não presença em espaços brancos manteve-se no período pós abolição até a decada de 1990,  pelo menos, com bastante vigor no Estado de Santa Catarina.

Para exercitar sua sociabilidade , negros e negras, fundaram Clubes, denominados Clubes Negros, para que a população de origem africana pudesse vivenciar dinamicas culturais e relações de pertencimento coletivo.

Alguns se extinguiram outros ,contudo,  no total de 7, ainda são ativos    apesar das enormes dificuldades- sobretudo financeiras-  que enfrentam para se manterem. Por esse motivo, e com objetivo de preservar a memória histórica dessas instituições, nos dedicamos na realização de uma pesquisa que pretende resgatar as contribuções desses clubes – enquanto espaço social, educativos, organizativos e culturais- para varias gerações de negros e negras no Estado de Santa Catarina e oferecer como produto, uma publicação com conteudos que registrem esse importante legado.

Agradeço imensamente a oportunidade de realizar esse projeto são preciso para a memória do negro no Estado com menor população negra do Brasil.

Jeruse Romão- professora, pesquisadora popular e militante do Movimento Negro de Santa Catarina

A hora é agora! Contribua com Pesquisa e livro Clubes Negros em SC: https://www.kickante.com.br/usuarios/1154039/jeruse

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *