Seminário: 40 anos do Movimento Negro Unificado – MNU, historias, contribuições e perspectivas

By / 5 meses ago / Eventos / No Comments

No dia 09 de julho, na Sala 2 do Salão do Atos, o Seminário 40 anos do Movimento Negro Unificado: História, Contribuições e Perspectivas, promoverá uma reflexão a partir de rodas de conversa com o MNU e novas frentes de luta do movimento, com a contribuição  memorial de Milton Barbosa (Miltão), um dos jovens militantes que à época lançaram a carta denúncia e que hoje é Coordenador Nacional de Honra do Movimento Negro Unificado.

“Hoje, estamos nas ruas numa Campanha de denúncia! Campanha contra a discriminação racial, contra a opressão policial, contra o desemprego, o subemprego e a marginalização. Estamos nas ruas para denunciar as péssimas condições de vida da Comunidade Negra. Hoje é um dia histórico. Um novo dia começa a surgir para o negro! Estamos saindo da sala de reuniões, das salas de conferência e estamos indo para as ruas. Um novo passo foi dado contra o racismo.”

Trecho da carta denúncia lançada no dia 07 de julho de 1978, nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo, dia que segue como marco de criação do Movimento Unificado Contra a Discriminação Racial hoje conhecido como Movimento Negro Unificado – MNU.

Programação Completa – 09/07/18:

Frentes de Luta do MNU/RS

9:00-12:00 – Roda de conversa: “Direitos Humanos: Violência, Gênero e Saúde”

Sandra Helena Gomes (MNU/RS), Maria Conceição Lopes Fontoura (Maria Mulher ONG), Onir Araújo, Fernanda Bairros (UFRGS), Associação Cultural de Mulheres Negras (ACMUN), Maria Geneci Macedo (MNU/RS)

Mediação: Suelen Aires Gonçalves (UFRGS)

14:00-17:00 – Roda de conversa: “Educação, Raça e Território”

Mestre Chico (MNU-RS), Lígia da Silva (Quilombo da Família Silva), IACOREQ, BALANTA, José Antônio dos Santos da Silva (Fórum Estadual de Educação), Lourdes Concilio Machado (Grupo Cultural Anastácia Ominira/Agentes Pastorais Negros do Brasil – APN´s)

Mediação: José Carlos Gomes dos Anjos (UFRGS)

19:00-21:00 – Painel “40 Anos de Luta por Justiça para o Povo Negro” com Iêda Leal de Souza (Coordenadora Nacional do MNU) e Milton Barbosa “Miltão” (MNU/SP)

Mediação: Vera Lúcia Rosa (MNU-RS)

* ABERTO À COMUNIDADE EM GERAL

* INSCRIÇÕES NO DIA E LOCAL (chegar 15 minutos antes para preenchimento de dados para certificação).

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *