1º Fashion Black POA – Evento destinado à moda negra acontece pela primeira na capital gaúcha

By / 4 meses ago / Estilo / No Comments

O consagrado estilista Isaac Silva será um dos destaques do evento. (Foto: João Bertholini/Divulgação)

O 1º Fashion Black POA ocorrerá  nos dias 17, 18 e 19. Uma realização da  Casa de Cultura Mário Quintana com debates, workshops, estandes, desfile e festa de abertura. Com convidados do cenário local e nacional, o evento surge com o objetivo de, além da troca de conhecimento, revelar profissionais da moda negra dando visibilidade aos seus serviços e produtos.

Conectado com a indústria da moda, o Fashion Black POA irá permitir que criadores da moda negra gaúcha apresentem seus trabalhos para a sociedade e que haja um intercâmbio nacional entre pessoas produzem a moda como vestuário, acessórios, calçados e assim possam mostrar suas coleções em desfile, debates, estandes e workshops.

Entre os convidados nacionais estão nomes como Makota Kizandembu, presidente da Associação Nacional de Moda Afro-Brasileira (ANAMAB), de Belo Horizonte, além do estilista baiano Isaac Silva, que veste Elza Soares e atualmente desfila a sua coleção homônima na  Casa de Criadores em São Paulo. A jornalista carioca Luiza Brasil também será um dos destaques do evento. Ela trabalha com Costanza Pascolato e tem o projeto pessoal Mequetrefismo destinado à representatividade racial.  Também integram a programação a designer baiana de moda autoral Carol Barreto e a jornalista paulista e assessora de comunicação do Projeto Social Periferia Inventando Moda Cris Guterres.

O 1º Fashion Black POA é uma proposta feita por um grupo de criadoras negras gaúchas e apoiada pela Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ). Na coordenação e curadoria do evento estão a jornalista e produtora cultural Camila de Moraes, a designer de moda Claudia Campos, a estilista Claudia Rosa e a caboverdeana socióloga e estilista  Sadine Corrêa.

Segundo o diretor da CCMQ, Jessé Oliveira, o evento é uma construção com a sociedade civil que visa dar visibilidade aos empreendimentos ligados à moda. “A Casa de Cultura Mário Quintana, atenta às demandas culturais do Estado, especialmente as que compõem um recorte de diversidade étnico-racial, um dos aspectos que traduzem a visão da atual gestão da Instituição, acolheu a proposta de empreendedoras negras de moda e design”, afirma.

Na programação o público poderá prestigiar dois debates relacionados ao empoderamento da mulher negra por meio da moda e a representatividade negra no mercado de moda. Os temas dos workshops são: desenvolvimento de coleção, gerenciamento de marca e comunicação em moda, personal stylist/produção de moda e desenvolvimento de coleção de bijuterias. No último dia o desfile contará com a participação de oito marcas gaúchas e mais a coleção de Isaac Silva. A Festa Fashion Black, a única atividade paga, será comandada pelos DJ Gê Powers, DJ Bieta e um pocket show da rapper Negra Jaque.

Programação

(Quinta-feira – 8.2017) 

Manhã: Workshop Produção de Moda com Cris Piuga (Personal Stylist), na CCMQ, das 10hs às 11hs30m.

Tarde: Workshop Processos Criativos: o desenvolvimento do conceito na coleção de moda com Izis Abreu (Proprietária da marca homônima Izis Abreu), na CCMQ, das 14hs às 18hs.

Noite: Bate Papo sobre Empoderamento da Mulher Negra por meio da Moda com Luiza Brasil (RJ), Duda Buchmann (RS) e Carol Barreto (BA) com mediação da jornalista Carol Anchieta (RS), na CCMQ, às 19hs.

Festa de Abertura Fashion Black com DJ Gê Powers, DJ Bieta e Pocket Show com Negra Jaque, no Cabaret (Rua Sete de Setembro, 708), às 21hs, ingresso nos valores de R$15,00.

(Sexta-feira – 18.08.2017)

Manhã: Workshop Processo criativo para o desenvolvimento de estampas Cláudia Campos (Designer da marca Clau), na CCMQ, das 10hs às 12hs.

Tarde: Workshop Personalidade de Marca: arquétipos e identidades com Patuá Estúdio, na CCMQ, das 15hs às 18hs.

Noite: Bate Papo sobre Representatividade Negra no Mercado de Moda com Isaac Silva (BA), Cris Guterres (SP) e Makota Kizandembu (MG) com mediação de Angélica do Canto (RS), na CCMQ, às 19hs.

(Sábado – 19.08.2017)
Noite: Desfile de encerramento do 1º Fashion Black POA com as marcas e estilistas Afroberdiana, Aemicê, Badauê – Estilo Preta, Buttons Couture, Cau Brasil, Clau, Isaac Silva e Vestuá Roupas e Acessórios.

Fashion Black POA

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *