2º Seminário de Dança Afro-brasileira do Rio Grande do Sul

By / 4 semanas ago / Geral / No Comments
(Ilustração: Divulgação)

 

Da Redação

Em sua segunda edição, o Seminário de Dança Afro-brasileira do Rio Grande do Sul é mais um espaço de afirmação e aquilombamento de forças que pensam, promovem e fazem da dança afro no estado uma forma de combater o racismo através de ações socioculturais e artísticas. O objetivo geral do seminário é fomentar espaços de debate, sistematizar e divulgar  memórias sobre a dança afro nos seus diferentes estilos. Ao articular organizações e coletivos artísticos, grupos de dança afro-brasileira, artistas independentes, pedagogos, estudiosos, pesquisadores e interessados em geral o evento tem a  finalidade de potencializar o protagonismo de artistas e educadores(as) sensíveis ao tema para que desenvolvam trabalhos e ações artístico- pedagógicas em rede e com ênfase nessa manifestação.

O Seminário pretende, de forma específica, discutir aspectos teóricos que fundamentam uma prática pedagógica possível nos ambientes educacionais formais e informais, entranhada de valores e métodos gestados nos ambientes de cultura afro-brasileira (prática pretagógica) no campo das expressões corporais. A intenção é incentivar a reflexão acerca de como práticas pedagógicas potencializam negritudes, corporificadas em suas subjetividades emancipadas e descolonizadas partindo de referências do ensino de cultura afro-brasileira, colhidas do fazer comunitário e popular de diferentes experiências pedagógicas, com amparo na Lei 10.639/03 e seus desdobramentos previstos na Lei 10.645/08.

A organização do evento é de  Maritza Flores Ferreira Freitas (professora especialista), Raquel Silveira (professora  doutoranda),  Manoel Luthiery (Corpo Odara Produções) e Rita Rosa (SEMA), com apoio da Escola Municipal Pelotense, do Grupo Afro Sul Odomodê (Porto Alegre-RS), Ponto de Cultura Africanamente (Porto Alegre-RS), Cia. de Dança Daniel Amaro (Pelotas) e Naiara Bantu (Produção e Design Gráfico).

Serviço 

O quê: II Seminário de Dança Afro-brasileira do RS

Quando: 19 e 20 de outubro de 2018

Onde: Colégio Municipal Pelotense, Rua Marcílio Dias, 1523, Pelotas RS

Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSftU53P59YqtkMK5FUjYvBOVQrGsSVqx_QQV5qDrMWZyZO8XA/viewform

Contato: (51) 99504 4628 – Falar com Rita Rosa – seminariodancaafrodors@gmail.com

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *