Atividades paralelas da 11ª Bienal do Mercosul continuam no final de semana

By / 6 meses ago / Diversão / No Comments

 Seminários, apresentações musicais, teatro e exibições de documentários são promovidos pela Fundação Bienal 

 A designer baiana Goya Lopes uma das palestrantes do seminário no auditório do MARGS. (Foto: Divulgação)

O Ciclo de documentário “Sagrados Africanos no Sul do Brasil” tem na programação nesta sexta-feira, dia 11, a partir das 16h. Uma abertura com performance poético-musical O Bará do Mercado, por Olùkó Maraguaia e convidados e em seguida a projeção do documentário: “A tradição do Bará do Mercado”. Após a exibição, acontecerá uma mesa de discussão. No dia 13, domingo, a abertura está marcada para as 14h, com Rufar de Tambor em Memória de Mestre Borel, com Pingo Borel, e em seguida a projeção do documentário: “Mestre Borel: a ancestralidade negra em Porto Alegre” e logo após uma mesa de debate. A programação acontece na sala leste do Santander Cultural.

Às 16h, na sexta-feira, acontece no auditório do MARGS o seminário “Artes negras: criação, estilos e africanidade”, com a presença das intelectuais e artistas negras baianas Goli Guerreiro e Goya Lopes. No encontro serão apresentados e debatidos aspectos teóricos, técnicos e estéticos das representações visuais do mundo negro em sua dimensão diaspórica e em seu vínculo profundo com a africanidade. Às 18h, também no MARGS, o publicitário e filósofo Samuel Plentz, formado pela Organização Internacional Nova Acrópole e professor de filosofia, abordará o tema: “Quem somos nós? Em busca dos valores para construir uma nova cultura (sobre o Triângulo do Atlântico)”, sobre a cultura como estrutura coletiva necessária para uma sociedade harmônica, constituindo-se de maneira fundamental para o processo civilizatório humano.

No sábado o público confere, a partir das 17h na Sala Leste do Santander Cultural, o recital de canções alemãs “LiederKonzert “. O repertório tem destaque para Johannes Brahms. Os artistas deste recital estão entre os principais nomes da música erudita do estado – a premiada cantora Angela Diel, o pianista Ney Fialkow, concertista e professor da UFRGS e o reconhecido violoncelista Hugo Pilger.

No domingo, das 11h às 16h, a tenda montada na Praça da Alfândega em frente ao Memorial do RS recebe: A apresentação da Banda Municipal de Porto Alegre sob a regência de Davi Coelho da Rosa; “Teatro da Caixa”, onde a mistura de linguagens do teatro lambe-lambe ao toytheatre conduz a plateia por um mundo lúdico e imaginário. A performance instiga e insere o espectador em cena, constrói uma armadilha dramatúrgica e no fim insere o público nas aventuras do contador de histórias Valentin, com atuação de Rudinei Morales, direção de Liane Venturella e trilha sonora original de Álvaro RosaCosta. Já às 14h a Fábrica de Gaiteiros se apresenta com Renato Borghetti, idealizador do projeto que é voltado à educação musical de crianças e jovens. A entrada para todas as atividades é franca e tem parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro e promoção da Fundação Bienal do Mercosul.

Patrocínio Master: Santander

Patrocínio: Oleoplan

Apoio: Lebes, Zaffari, Renner, Banrisul, Pompeia, Panvel, Josapar, Unimed, Unicred, Agibank, Rio Grande Seguros e previdência, Dufrio, SLC Agrícola

Confira a programação completa:

11 de maio (sexta-feira) 

Ciclo de documentários: “Sagrados Africanos no Sul do Brasil”- Sala Leste do Santander Cultural

16h – Abertura com performance poético-musical O Bará do Mercado, por Olùkó Maraguaia e convidados e Projeção do documentário: A tradição do Bará do Mercado.

Sextas de seminário- Auditório do MARGS

16h – Artes negras: criação, estilos e africanidade. Participação de Goli Guerreiro e Goya Lopes  

18h – Quem somos nós? Em busca dos valores para construir uma nova cultura (sobre o Triângulo Atlântico) Samuel plentz

12 de maio (sábado)

Sala Leste do Santander Cultural

17h – Sala Leste “LiederKonzert – Recital de Canções alemãs”, com Angela Diel, o pianista Ney Fialkow e violoncelista Hugo Pilger.

13 de maio (domingo)

Tenda em frente ao Memorial

11h – Apresentação da Banda Municipal de Porto Alegre sob a regência de Davi Coelho da Rosa.

12h – Teatro da Caixa. Atuação de Rudinei Morales, direção de Liane Venturella e trilha sonora original de Álvaro RosaCosta

14h – Apresentação da Fábrica de Gaiteiros com participação de Renato Borghetti

Sala Leste do Santander Cultural

14h – Abertura de rufar de Tambor em Memória de Mestre Borel, com Pingo Borel, Projeção do documentário: Mestre Borel: a ancestralidade negra em Porto Alegre.

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *