Audiência Pública “Ouvindo o povo do terreiro”

By / 7 meses ago / Geral / No Comments

Povo de Terreiro relata atos de intolerância religiosa ocorridos no município de Passo Fundo. (Foto: Edivânia Rodrigues da Silva/Acervo pessoal)

Por CDHPF

No dia 14 de maio de 2018 ás 14h aconteceu em Passo Fundo na Academia Passo-fundense de Letras, Audiência Pública para ouvir o povo de terreiro. Foram relatados casos de violência e intolerância religiosa enfrentada pelas pessoas que participam do terreiro.

Estiveram presentes nessa audiência, Drª Patrícia Couto (Ouvidora da Defensoria Pública), Fabiana Morsch (Defensora Pública), Bàbà Dyba de Yemanja-(presidente do Conselho Estadual do Povo de Terreiro), Iyá Sandrali Souza de Campos Bueno (Secretária Executiva do Conselho Estadual do Povo de Terreiro), Josenira Ferreira (Coordenadoria da  Igualdade Racial de Passo Fundo),  Bábá Akinelé (representante do Povo de Terreiro de Passo Fundo) e  Edivânia Rodrigues da Silva, associada da Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF).

Na oportunidade, foi apresentada a necessidade de agir como coletivo para que, ações como as de denúncia, possam ganhar força. Ainda, discutiu-se a necessidade de fortalecer as organizações que defendem o povo de terreiro, como os conselhos.

Segundo Edivânia, “precisamos ter respeitado o às diferenças religiosas, pois vivemos num Estado laico, no entanto não é o que se tem visto. Enquanto representante da CDHPF me coloquei à disposição para construir o diálogo com o povo de terreiro, na perspectiva de se somar nessa luta e construir uma cultura que a diversidade religiosa tenha o seu lugar de respeito”.

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *