Blocos de carnaval iniciam desfiles pelas ruas de Porto Alegre

By / 2 anos ago / Diversão / No Comments

Folia inicia neste sábado (18), com três blocos; domingo (19) são mais cinco. Novidade neste ano é que os festejos se estendem a outras regiões da cidade.

joel_vargas_pmpaCarnaval de rua de Porto Alegre começa neste sábado (18) (Foto: Joel Vargas/PMPA)

Por Rafaella Fraga, G1 RS

Prepare a fantasia, o confete e a serpentina! O carnaval de rua de Porto Alegre vai começar!

Com marchinhas e samba, a folia inicia neste sábado (18), com três blocos. No domingo (19), são mais cinco (confira a programação completa do fim de semana abaixo). Os festejos seguem até o dia 7 de maio em diversas regiões da cidade.

A novidade deste ano é a descentralização do carnaval de rua de Porto Alegre. Além das ruas do eixo Cidade Baixa-Centro, a folia se estenderá também a pontos da Zona Sul e Norte. A ideia é da Liga Descentralizados, criada em outubro do ano passado para agregar 20 blocos de bairros mais afastados.

Carnaval de rua Cidade Baixa Porto Alegre (Foto: Pedro Tesch/Divulgação)
Carnaval de rua na Cidade Baixa costuma reunir
milhares (Foto: Pedro Tesch/Divulgação)

“Surgiu da necessidade de organizar e dar visibilidade a esses blocos descentralizados. Alguns têm 34 anos de existência, mas que não tinham essa participação no calendário oficial”, explica ao G1 o presidente, Otávio Pereira.

A Avenida Tronco, na Zona Sul, vai ser a passarela do samba na primeira saída oficial, neste domingo (19). Quem comanda a festa são os blocos Gonhas da Folia, Bloco da Tronco, Bloco das Virgens, Bloco do Campinho.

“O que difere os nossos blocos dos blocos da Cidade Baixa é que são organizações da periferia. Muitos são oriundos de escola de samba, com uma característica mais social. E nossa ideia é resgatar antigos carnavais de rua da cidade”, acrescenta o presidente da Liga Descentralizados.

Na Cidade Baixa, bairro que se consolidou nos últimos anos como o principal circuito do carnaval de rua da capital gaúcha, comandam a festa os blocos Do Jeito que Tá Vai, Galo de Porto e Maria do Bairro, no sábado (18).

A proposta “A nossa inspiração vem do carnaval de avenida, de samba-enredo, de massa. Queríamos algo com toda aquela força e energia, mas onde qualquer um pudesse participar, sem organização rígida, sem obrigação de fantasias, horários”, explica Daniel Mendes, um dos organizadores do bloco Do Jeito que Tá Vai.

Com samba-enredo e rainha da bateria, o bloco Maria do Bairro tem como homenageado do ano o ator e filósofo Danny Gris. O título do tema é “Fora Da Sacanagem Não Existe Salvação”.

O Galo de Porto tem como homenageado o comunicador Abelardo Barbosa, o Chacrinha. Antes do desfile oficial, que vai passar pela Lima e Silva, vai haver um aquecimento para os pequenos e uma apresentação da bateria da Escola de Samba União da Vila do IAPI.

“A gente começa a se concentrar, e tem a versão infantil, com o Galinho de Porto, pra gente ensinar os foliões desde pequenininhos, e antes da saída vamos ter 100 integrantes da bateria do IAPI que vão fazer esse aquecimento”, explica um dos fundadores do bloco, o pernambucano Alexandre Ventura.

No domingo (18), é a vez do bloco Panela do Samba ir pra rua. Nos dois dias, a festa começa 15h e vai até 21h.

Trânsito sofre alterações
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou um esquema especial de trânsito para o carnaval de rua de Porto Alegre, nos dois pontos da cidade.

Haverá bloqueio total das vias onde ocorrem as concentrações dos blocos. Os isolamentos estão previstos para a partir das 14h, mas poderão ser antecipados, por medida de segurança, de acordo com a presença do público.

Durante o trajeto, a EPTC avaliará a necessidade de liberação dos bloqueios, conforme o andamento dos blocos.

Carnaval de rua de Porto Alegre
Programação do fim de semana

Sábado, 18 de fevereiro

Bloco Do Jeito que Tá Vai (Liga Cidade Baixa) – 15h às 21h
Trajeto: Travessa do Carmo 84 / João Alfredo / República / Lima e Silva

Bloco Galo do Porto (Liga Cidade Baixa) – 15h às 21h
Trajeto: Rua Joaquim Nabuco, 99 até Lima e Silva, com a Loureiro da Silva

Bloco Maria do Bairro (Liga Cidade Baixa) -15h às 21h
Local: Rua Sofia Veloso

Domingo, 19 de fevereiro

Bloco Gonhas da Folia, Bloco da Tronco, Bloco das Virgens, Bloco do Campinho (Liga Descentralizados)  – 11h às 21h
Local: Avenida Tronco

Bloco Panela do Samba (Liga Cidade Baixa)  – 15h às 21h
Trajeto: Rua João Alfredo, 689 até o Largo do Zumbi

Bloco Do Jeito que Tá Vai vai desfilar neste sábado (18) (Foto: Gustavo Vara/Divulgação)Bloco Do Jeito que Tá Vai vai desfilar neste sábado (18) (Foto: Gustavo Vara/Divulgação)

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *