Blog Vou de Preta realiza picnic em homenagem ao dia das mães

By / 2 semanas ago / Comportamento / No Comments

DSC_0162-980x653Uma tarde no parque de lazer e reflexão sobre o dia das mães. (Foto: Vou de Preta)

Da Redação*

O blog Vou de Preta promoveu, no dia 20 de maio, no Parque das Nações, em Criciúma SC, a segunda edição do Picnic do Dia das Mães. A promoção faz um contraponto à mídia que enfatiza de maneira desigual a data em homenagem às mães, com foco voltado às mães brancas, invisibilizando as mães negras.

A confraternização celebrativa busca fomentar de uma forma lúdica, mas nem por isso menos incisiva, a reflexão sobre as relações raciais e os meios de garantir tratamento equilibrado aos diferentes grupos sociais em uma cidade cuja população é, majoritariamente de origem italiana, enfatizando a necessidade da valorização dos diferentes grupos étnicos que compõem o município, sobretudo da etnia negra que representa 9,5% dessa população, conforme dado estatístico do IBGE (2015).

O encontro em praça pública é uma forma de positivar a imagem das mulheres e homens negros na sociedade, reforçando a visibilidade de suas caras pretas, suas crianças com seu cabelo afro, suas lindas jovens empoderadas, para se retroalimentarem e fortalecerem sua autoestima, enfatiza a coordenação do evento.

DSC_0331-980x653As organizadores do Vou de Preta, Daniela (esq.), Dainara, Miriele, comemoram mais um Picnic. (Foto: Vou de Preta)

A tarde ensolarada favoreceu o encontro de gerações no Parque das Nações e a programação propôs atividades variadas. As crianças foram recebidas com oficinas de pintura, desenho, bonecas negras e literatura negra infanto-juvenil. Além disso, o evento apresentou música ao vivo com repertório afro-brasileiro popular e tradicional.

Responsável pela criação e organização do evento, o blog Vou de Preta é dirigido pela professora Daniela Idalino dos Passos e pelas designers Dainara Idalino dos Passos e Mirieli Machado. Desde sua primeira edição (2016) tem a promoção de ACR – Promoções de Eventos, ONG coordenada pelo empreendedor Ivan Ribeiro. Nesta segunda edição contou ainda com a parceria da Rede Afroem – Rede Sul Catarinense de Afro-empreendedorismo, de Maquiagem e Estética Afro e dos movimentos e coletivos Zakk Moda Afro, Divas Black, Ong ACR, Café das Primas, Rafinha Casa Grande e J Paulo. Além do apoio de Anarquistas Contra o Racismo.

*Colaborou com o Jornal Nação Z: Ivan Ribeiro, de Criciúma-SC.

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *