Campus Jaguarão da Unipampa sediará 4º Copene Sul em 2019

By / 1 mês ago / Economia / No Comments

DSCN4972Representantes dos NEABs do Rio Grande do Sul comemoram  o retorno do próximo encontro ao estado. (Foto: Banco de Imagens/Nação Z)

Por Sátira Machado, para Nação Z

Durante o III Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as da Região Sul (III Copene Sul) realizado em Florianópolis, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) foi escolhida para sediar o próximo encontro regional. O IV Copene Sul será presidido pela coordenadora do Neabi local, Profa. Dra. Giane Vargas Escobar, e ocorrerá no Campus Jaguarão em 2019. O evento irá reunir pessoas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – de diversas etnias – comprometidas com a produção do conhecimento plural.

Durante o processo de escolha, o reitor Marco Antônio Hansen manifestou seu apoio a realização do evento em Jaguarão. “Nos sentimos honrados pela escolha. Ela foi resultado do reconhecimento das ações da Unipampa. O primeiro Neab foi criado em 2010 em Uruguaiana. Em 2016, institucionalizamos a Coordenadoria das Ações Afirmativas (CAF) no Gabinete.

E, a Resolução do CONSUNI Nº 161/2016, que instaura o Fórum de Neabis da Unipampa, teve a adesão do multicampi proporcionando a criação de Núcleos nas dez Unidades da Universidade”. Essa conjuntura corrobora para o sucesso do evento de 2019.

A presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), Profa. Dra. Anna Benite (UFG) destaca que os congressos regionais e nacionais são promovidos pela associação em conjunto com o consórcio de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABIs) de várias regiões do país. Em 2018, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizará a décima edição do Copene Nacional, em Minas Gerais.

O I Copene Sul aconteceu entre 24 e 26 de julho de 2013 na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), sob a presidência da Profa. Dra. Georgina Helena Lima Nunes. O II Copene Sul, entre 21 e 24 de julho de 2015, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, sob a presidência do Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silva. A terceira edição foi realizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, sob a presidência da Profa. Dra. Joana Célia dos Passos. Participaram da escolha as seguintes Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul: FURG, UFPel, UFRGS, Ulbra, Unisinos e UFSM.

Visite o site do Fórum de Neabis da Unipampa:
https://eventos.unipampa.edu.br/forumneabis/

Visite o site da Coordenadoria das Ações Afirmativas da Unipampa:

http://porteiras.s.unipampa.edu.br/caf/

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *