Canoas sediará o 10º Encontro dos Jogos da Liga da Canela Preta de 2017

By / 2 meses ago / Esportes / No Comments

WhatsApp Image 2017-08-08 at 12.48.31Secretário Roberto Fietz (ao centro), recepciona em seu gabinete comissão do Grupo da Liga da Canela Preta. (Foto: Banco de Imagens/NaçãoZ)

Da Redação

O município de Canoas RS, localizado na região metropolitana de Porto Alegre, será sede dos jogos de futebol de campo do “10º Encontro dos Jogos da Liga da Canela Preta”, que ocorrerá no dia 25 de novembro de 2017. A coordenação da Liga foi recebida pelo Secretário de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Canoas, Roberto Fietz, no dia 2 de julho para as tratativas, planejamento e construção do evento esportivo.

Conforme declaração do secretário Roberto, a prefeitura de Canoas estará acolhendo o evento pela primeira vez na cidade através da Secretaria de Esportes e Lazer que buscará integrar também outros setores da administração, bem como firmar outras parcerias com entidades da sociedade civil para a concretização dos jogos. Além disso, a atividade deverá ser incluída na programação oficial da Semana da Consciência Negra de Canoas, desenvolvida pela Coordenadoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial – COPPIR, salientou.

Os jogos serão realizados durante o sábado 25 de novembro, no Parque Esportivo Eduardo Gomes, com futebol adulto, infantil e feminino, atividades musicais, exposição de artesanato e gastronomia.

O coordenador da Liga, Evandoir Araújo dos Santos, que vem realizando o evento anualmente desde 2008, esclareceu que a Liga da Canela Preta surgiu no fim do século XIX, quando os esportistas negros formaram times e clubes para que pudessem jogar futebol porque eram impedidos de jogar nos clubes dos brancos. Hoje, portanto, estamos resgatando essa prática que foi responsável pela inclusão dos negros no futebol profissional no estado, destacou.

O trabalho de retomada dos jogos celebrativos da Liga tem permitido fomentar a integração social com o futebol amador em diferentes faixas etárias e classes sociais , na busca de uma cultura de paz. A Liga tem investido na reconstrução da memória histórica desse fenômeno social e político que foi a ação de criação e manutenção dessa entidade futebolística, que, no início dos anos de 1900, no século passado portanto, se consolidou como uma forte organização esportiva no estado do RS, o que vem sendo constatado pelas pesquisas em publicações da época.  Desde 2015, o historiador José Antonio dos Santos vem se dedicando à pesquisa da história da Liga da Canela Preta, e, em breve, deverá ser lançado um livro resultante desse trabalho, informou Evandoir.

O Encontro de Jogos de Futebol e Lazer do Grupo da Liga da Canela Preta foi incorporado, em 2016, ao calendário Oficial da Semana da Consciência Negra de Porto Alegre através do Projeto de Lei proposto pelo vereador João Bosco Vaz (PDT). O evento vem se expandindo para outras localidades do estado pelo seu caráter itinerante. A programação está crescendo ano a ano por reunir 14 equipes de futebol adulto de várias localidades, equipes de futebol infantil e, neste ano, também equipe feminina, além de um grande público que participa da confraternização.

Em Canoas o encontro será coordenado por César Augusto da Silveira , associado do Clube Rui Barbosa, associação recreativa e cultural negra, tradicional na cidade, cuja equipe de futebol é participante da Liga e será anfitriã desta edição.

 

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *