Cantor, compositor e escritor Nei Lopes receberá título de Doutor Honoris Causa da UFRGS

By / 3 semanas ago / Cultura / No Comments

Nei-Lopes-Escritor-compositor-e-intérprete-Foto-de-Bruno-Veiga

Conhecido pela criação de músicas como Jongo do Irmão Café, Gostoso Veneno e Senhora Liberdade, Nei Lopes destaca-se, também, pela autoria de Bantos, Malês e Identidade Negra, Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana e o, recentemente lançado, Dicionário de História da África — Séculos VII a XVI, escrito em parceria com José Rivair Macedo (PPG História-UFRGS e NEAB-UFRGS).

No dia 01 de dezembro, às 19 horas, o Salão de Atos da UFRGS recebe esse ilustre escritor, pesquisador, compositor e cantor para a aula-musicada A vez e a voz de Nei Lopes. O evento é o presente de final de ano do DEDS (Departamento de Educação e Desenvolvimento Social da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS) às comunidades com as quais se relaciona nos seus 25 anos de atuação e tem apoio do IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS). Essa atividade está alinhada com o trabalho do DEDS, que é pautado pelo compromisso da universidade pública de promover e garantir os valores democráticos de igualdade de direitos, educação na cidadania e valorização da diversidade sociocultural. Nei Lopes será acompanhado pelos violonistas Max Garcia (acadêmico do Curso de Música Popular da UFRGS) e Luciana Prass (DEMUS/IAUFRGS).

Antes disso, no dia 30 de novembro, às 10h30min, a ele será outorgado o título de Doutor Honoris Causa pela UFRGS. A distinção fez-se de acordo com as normas que regulamentam a concessão do título: apersonalidades que se tenham distinguido na vida pública ou na atuação em prol do desenvolvimento da Universidade, do progresso das ciências, das letras e das artes. E, segundo consenso dos votantes, aplica-se ao perfil intelectual e artístico do pesquisador, escritor e compositor Nei Lopes em virtude do significado de sua ação pública desde a década de 1970”.

 

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *