Casa Expandida – recebe Andréa Cavalheiro, Alabê Ôni e Jade Primavera no sábado, 5 outubro

 

Se é o primeiro sábado do mês, tem Casa Expandida na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Neste 5 de outubro todos os espaços da Casa estarão abertos ao público até a meia-noite, com atrações especiais e muita gastronomia e música na Travessa dos Cataventos, a partir das 19h. A discotecagem será da DJ Jade Primavera e os shows de Alabê Ôni e Andréa Cavalheiro, tudo com animação d’O Cara da Sunga. A entrada é gratuita.

Andréa Cavalheiro, traz, às 22h, o show “Afro-black Brasil”, com um som de influências negras, batuques, compositores e cantores que se renderam ao som preto. Abrindo os shows, às 21h, Alabê Ôni apresenta “Alabem Brasileiro”, um espetáculo que, além de mostrar a riqueza da música negra no estado, estabelece conexões com outros toques negros recolhidos pelo Brasil e Uruguai. Desde às 19h, Jade Primavera já mexe com a Travessa dos Cataventos, mostrando a experiência de dez anos tocando nas principais festas e casas noturnas de Porto Alegre.

No Espaço Majestic, ao lado do palco, a exposição “Esconderijos do tempo” apresenta 22 fotografias com um olhar sensível e único de Dulce Helfer e Gilberto Perin sobre os espaços e atividades da CCMQ. No Hall do Jardim Lutzenberger seguem as exposições “25 quadros de ausência”, com fotografias de Mario Quintana, e uma mostra de imagens do Festival Porongos.

Em uma parceria com o Museu de Arte Contemporânea do RS (MAC-RS), acontece, sempre no Casa Expandida, o projeto “Experiência Redoma”, uma sequência de eventos-vivos que ocorrem na Cúpula da Casa. Este mês é João GG que participa, das 19h às 21h, com a performance “Iluminura”. As galerias do MAC e do Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi), também permanecerão abertas até a meia-noite.

No teatro Bruno Kiefer está em cartaz o espetáculo “Peccátu”; e na Sala Carlos Carvalho, “Homem de lugar nenhum”. A Cinemateca Paulo Amorim apresenta na programação filmes de fora do circuito comercial

Entre os espaços na CCMQ que também recebem público até mais tarde está a ArteLoja, com arte em diversas formas e estilos e produtos sobre o Mario Quintana; e o Café Santo de Casa, com gastronomia e charme na cúpula da casa.

As Atrações

Alabê Ôni

 

Formado por Pingo Borel, Mimmo Ferreira, Tuti Rodrigues e Richard Serraria, foi desenvolvido para partilhar os saberes da cultura popular e da matriz negra sul-rio-grandense. O grupo tem sete anos de trajetória e já circulou por todo Brasil em 2013/14, no projeto Sonora Brasil, do Sesc, passando por 114 cidades. Em 2013, lançou seu primeiro DVD, “Alabê Ôni”. Em 2017, lançou o CD “O berço do Batuque no RS”, uma homenagem a Walter Calixto Ferreira, conhecido como Mestre Borel, escritor e tamboreiro do Batuque de Nação Oyó Idjexá do Rio Grande do Sul, sendo um dos principais responsáveis pela preservação da cultura e da história dos povos africanos em Porto Alegre. (Foto: Divulgação)

Andréa Cavalheiro

 

Começou a cantar aos 11 anos. Aos 19, entrou para a “The Hard Working Band”, especializada em Soul Music. Gravaram três cds, e ganharam prêmio de banda revelação no Açorianos de Porto Alegre. Andréa também atua na publicidade, gravando jingles, fazendo locuções, apresentações em eventos corporativos, e atua nos bares de Porto Alegre, cantando samba e mpb. Em 2016, integrou o elenco do musical “Cartola, o mundo é um moinho”, onde interpretou D. Zica, esposa de Cartola. Com a produção paulista, viajou fazendo apresentações pelo país. (Foto: Divulgação)

Jade Primavera

 

Na área há 10 anos, começou em festas, como a No Hay Banda e Lust for Life. Hoje é DJ residente no Bar Ocidente, discotecando em festas como a Goodbye Lenin, Fantaspoa Toda La Noche e “Fun!”. Atualmente também produz eventos e feiras, como o “Mercado Vintage”, que já está no ano 05 na CCMQ, e a “Feira do Aeromovel”, no centro histórico de Porto Alegre, entre outros. Um ser mutante, Primavera é formada em Letras e foi dona da Videoteca da Ufrgs, hoje não se adapta à rotina. Figurinista e stylist, pesquisadora de moda e música, une a tendência ao clássico, o hype ao vintage em suas áreas de atuação. (Foto: Divulgação)

Programação

19h – Discotecagem DJ Jade Primavera – Travessa dos Cataventos
19h às 21h – Experiência Redoma, com João GG – Cúpula do Jardim Lutzenberger
21h – Alabê Ôni – Travessa dos Cataventos
22h – Andréa Cavalheiro – Travessa dos Cataventos

Serviço

O quê: “Casa Expandida”

Quando: 5 de outubro de 2019, sábado, das 19h às 24h

Onde: Casa de Cultura Mario Quintana, Rua Dos Andradas, 736, Centro Histórico, Porto Alegre

Quanto: Entrada franca

Contatos: (51) 3226-4797 – (51) 99652-5277  www.ccmq.com.br

Compartilhe

EXPLORE TAMBÉM

Voltar ao topo