Ciência e sabedoria popular: afroempreendedor cria cosméticos inspirados na ancestralidade africana

O empresário João H. Di Sá. (Foto: Divulgação)

 

Por Silvia Nascimento, do MN

A beleza natural é a que mais faz sentido. O cabelo crespo é o estilo original de fábrica e evitar agressões químicas aos fios, dá aquela sensação de estar em dia com o respeito ao corpo. Imagine então, se somado a esses cuidados, você pudesse incluir na sua rotina de beleza, cosméticos baseados no conhecimento ancestral africano?

O empresário João H. Di Sá, do Rio de Janeiro, é dono da Sassam Cosméticos.  A marca oferece produtos como sabonetes vegetais, buchas de banho e perfumes vegetais com óleos de essências de flores.

Ele pratica autocuidado com foco na saúde desde da adolescência, porém foi um estágio área da engenharia de fábrica que lhe rendeu alguns conhecimentos necessários para criar seus próprios produtos.

Alguns produtos da Sassam (Foto: Reprodução Facebook)

Eu conversei com ele para entender melhor o seu trabalho tão carregado de propósito:

Percebo que nosso corpo não é uma máquina mas todo chão fábrica e que acima disso somos ecossistemas biológicos e interativos completos. Termino minha formação técnica e dentre as competências adquiridas escolho usar a qualidade e gestão de recursos para desenvolver meus próprios produtos. Comecei adquirindo hábitos comuns, como água com limão todas as manhãs, práticas de meditação e estudos. Entendendo os cuidados necessários para evitar contaminações e maior vida dos produtos eu me propus a produzir toda minha linha de higiene íntima, 7 anos se passaram e com as soluções desenvolvidas para mim e minha família eu crio a Sassan.

A ancestralidade é uma parte importante da sua produção. Como você faz essas pesquisas?

Fui criado por conservadores da cultura tradicional africana e me via constantemente de frente a infusões de ervas para curar problemas de pele, chás de ervas com nomes Yoruba/Bantu/Fon e cuidados ecológicos com o meio ambiente. Boa parte da pesquisa é feita com base na vivência da minha família, Rio de Janeiro e Salvador. As linhas de pesquisa são tanto científicas trazendo propriedades vitamínicas como são holísticas com um olhar voltado ao conhecimento popular, principalmente dos mais velhos.

Como as pessoas podem adquirir os seus produtos?

Para adquirir uma solução da Sassan é preciso entender a importância do fitoterápico e valorizar a cura através das ervas, atendemos amigos que buscam formas mais sustentáveis de se cuidar. Temos Instagram e Facebook onde colocamos nossas soluções, abrimos nossas composições e damos dicas de uso. Também participamos de feiras esporadicamente.

Compartilhe

Voltar ao topo