Cine Bancários realiza sessão de lançamento do documentário “Domésticas”

O documentário aborda a realidade de três diferentes mulheres trabalhadoras domésticas, na conquista de seus direitos sociais e trabalhistas

image

Da Redação

Marilisa acorda muito cedo, arruma o café, deixa os filhos ainda dormindo e sai para trabalhar. Djanira, há 54 anos, arruma, limpa, lava e cozinha numa casa que não é a dela.Creusa, desde criança, trabalha para sustentar a casa. Sentindo a injustiça do tratamento dado às empregadas doméstica, passa a brigar pelos seus direitos.

Domésticas conta a história destas três mulheres. Três histórias particulares e ao mesmo tempo tão comum ao cotidiano de 8 milhões de trabalhadoras domésticas do Brasil.

O documentário integra o projeto “Trabalho Doméstico: Construindo Igualdade no Brasil”, parceria da ONU Mulheres – Fundo de Igualdade de Gênero com a ONG Themis, Gênero Justiça e Direitos Humanos e o Fundo Elas. A iniciativa tem apoiado o fortalecimento dos direitos das trabalhadoras domésticas, regulamentados pela Lei nº 150/2015 mas ainda pouco respeitados. Também apoiaram o projeto o Ministério Público do Trabalho e a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas.

As empregadas domésticas são uma categoria fundamental para a economia brasileira e para a autonomia econômica das mulheres. No entanto, a desvalorização das atividades domésticas, a discriminação, a vulnerabilidade e a as altas taxas de informalidade expõem a herança racista e sexista relacionadas a este trabalho no Brasil. Diante deste cenário, a articulação do movimento de mulheres trabalhadoras domésticas para a equiparação dos direitos foi primordial para o avanço legislativo e para a garantia do trabalho doméstico decente.

A ONG Themis, juntamente com a ONU Mulheres, o Ministério Público do Trabalho e a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas estarão lançando no Cine Bancários o curta-metragem Domésticas, que é dirigido por Felipe Diniz e realizado pela Casa de Cinema de Porto Alegre. Após a exibição haverá diálogo com a platéia.

SERVIÇO

O quê: Curta metragem “Domésticas”

Onde: Cine Bancários, Rua Gen. Câmara, 424, Porto Alegre

Quando: 24 de setembro de 2016, às 11h

Quanto: Entrada franca

Informações: (51) 3212-0104 – 3433-1205

Compartilhe

EXPLORE TAMBÉM

Voltar ao topo