Cojira comemora dez anos de luta pela igualdade racial construído com o engajamento de profissionais do jornalismo

By / 2 meses ago / Geral / No Comments

Data será lembrada com solenidade, debate, festa quizomba e homenagens aos fundadores da entidade, que luta pela igualdade racial entre jornalistas

DSC01829

A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira) do Distrito Federal está completando uma década de fundação. A entidade foi criada em agosto de 2007 e vai celebrar a data na próxima sexta-feira (25), no Sindicato dos Jornalistas do DF.

Uma solenidade lembrará a trajetória da Cojira-DF. Entre os convidados que comporão a mesa de abertura estão representantes da Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira), da Universidade de Brasília, Organização da Nações Unidas, do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal e de entidades do movimento negro de Brasília.

O ato também homenageará fundadoras e fundadores do coletivo, além de personalidades do movimento negro e de mulheres. As homenageadas e homenageados são: Juliana Nunes, Lecíno Filho Leleo e Sionei Leão, os três fundadores da Cojira; o jornalista Wilson Brother de Miranda (in memorian); e a ativista e afroempreendedora Graça Santos.

Em seguida um painel debaterá “Os desafios d@ profissional negr@ no Jornalismo”, com a participação de Luciana Barreto, jornalista da Empresa brasileira de Comunicação (EBC); Juliana Gonçalves, jornalista de Mídia Alternativa; Juliana Lopes, repórter do SBT de Brasília, e autora de monografia sobre a Cojira-DF. A mediação será da jornalista Juliana Nunes, da coordenação da Cojira.

As comemorações prosseguirão com uma Festa de Confraternização Kizomba e a Feira Afroempreendorismo de Mulheres Negras. Os festejos se completam com a exposição fotográfica Quilombos, do repórter-fotográfico Carlos Moura, e a intervenção poética Língua Preta, do poeta Jorge Amâncio. Tudo regado a muita música.

Serviço

Dez anos da Cojira-DF

Data: 25 de agosto de 2017

Horário: 19h

Local: Sindicato dos Jornalistas do DF

Contatos: 61 984137199 (Jacira) e 985430376 (João)

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *