Cristiane Sobral circula com seu trabalho por universidades dos EUA

A renomada escritora, atriz e diretora foi convidada para ciclo de palestras, rodas de conversa e leituras de poesia sobre a temática da mulher negra

Cristiane realiza intercâmbio intenso por universidade norte americanas
difundindo a arte da mulher negra brasileira. (Foto: Divulgação)

Do Conteúdo

De 22 de outubro a 17 de novembro, a multi-artista da cidade de Brasília, Cristiane Sobral, estará em viagem pelos EUA em ciclo de eventos, onde compartilhará suas experiências artísticas na temática da mulher negra. A ideia é apresentar o seu trabalho com o teatro e a poesia, focando na temática da mulher negra, com palestras, rodas de conversa, oficinas, simpósios, apresentações e leituras de poesia. Cristiane foi convidada por diversas Universidades e, entre outubro e novembro, passará por diversas instituições: Universidade de Vanderbilt, Colégio Spellman, Universidade de Harvard, Universidade de Brown, Universidade de Washington e Lee, Universidade de Pittsburgh, Universidade de Iowa Universidade do Tennessee e South Atlantic Modern Language Association (SAMLA). Ao retornar a Brasília, Cristiane Sobral realizará evento, onde irá falar de suas experiências na viagem.

Mulherio das Letras

A iniciativa para levar Cristiane Sobral para as Universidades partiu do Mulherio das Letras, uma comunidade que visa reunir a força das vozes de mulheres lusófonas que vivem nos Estados Unidos. O Mulherio tem o propósito de promover tanto a literatura produzida por mulheres, quanto os estudos desta feitos por pesquisadoras. O grupo terá o seu primeiro encontro em novembro durante a conferência da SAMLA (de 8 a 10 de novembro em Atlanta, Geórgia) onde irão conversar sobre os encontros futuros, colaborações, grupos de estudo e a possibilidade de publicações coletivas. O convite inicial da circulação foi feito por Cecília Rodrigues, professora da Universidade da Geórgia e que também integra o Mulherio, e foi estendido para as outras instituições.

Cristiane Sobral

Cristiane Sobral é carioca e vive em Brasília. Mãe, escritora, cantora, poeta, atriz e professora de teatro da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Mestre em Artes (UnB) pesquisa as estéticas nos teatros e literaturas de matrizes africanas e indígenas. Palestrante com participação em eventos diversos países. Em julho fez temporada em Maputo (Moçambique) com Esperando Zumbi, dramaturgia de sua autoria publicada na Antologia de Dramaturgia Negra – FUNARTE – 2019. O espetáculo, onde também atua, ganhou o primeiro lugar no FFF Festival Frente Feminina do DF em março. Tem nove livros publicados, o mais recente Dona dos Ventos, poesia, ed. Patuá-SP. Alguns dos temas abordados em sua poética são feminilidade da mulher negra, corpo, sexualidade, infância, masculinidades, maternidade, violência de gênero, religiosidades de matrizes africanas, afetos, música e diásporas. A poética de Cristiane Sobral busca inspirar as mulheres leitoras a se conhecerem (ou se reconhecerem), se aceitarem e se posicionarem diante do preconceito e do racismo. Seu trabalho mescla crítica e suavidade com uma linguagem ousada e motivadora, transgredindo as representações estereotipadas, privilegiando os afetos, a subjetividade, a cultura e a intelectualidade das mulheres. Escreveu os textos teatrais Uma boneca no lixo, em 2018 ed. coletivo Aquilombô, BH, Dra. Sida, essa mulher vai fazer a sua cabeça, (2002), Petardo, será que você aguenta (2004), em co-autoria com Dojival Vieira, A.A. Alisantes Anônimos (2006), Esperando Zumbi (2018).

Programação de Cristiane Sobral nos EUA: 

22 – 24/10 –  Universidade da Georgia, Athens, Georgia, EUA 24 – 27/10 –  Estadia no Hampton Inn Nashville/Vanderbilt, Nashville, Tennessee, EUA 25 – 27/10 -Vanderbilt University, Nashville, Tennessee, EUA 27 – 29/10 – Spelman College, Atlanta, Georgia, EUA 29 – 31/10 –  Harvard University, Cambridge, Massachusetts, EUA 31 – 03/11 – Estadia no Hampton Inn & Suites Providence Downtown, Providence, Rhode Island, EUA 31 – 03/11 – Brown University, Providence, Rhode Island, EUA 03 – 05/11- Washington and Lee University, Lexington, Virginia, EUA 06 – 09/11-  University of Pittsburgh, Pittsburgh, Pensilvania, EUA

10- 12/11  – University of Iowa, EUA 13 – 14/11 – University of Tennessee, EUA

Compartilhe

EXPLORE TAMBÉM

Voltar ao topo