Curso em Museologia da UFRGS visitará museus de Santa Maria (RS)

Foto-132

Iniciativa pioneira de preservação da memória do negro no RS. (Foto: Divulgação)

Por Giane Vargas Escobar

No próximo dia 21/05 (sábado), o Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) visita os Museus de Santa Maria.

A visita tem como motivação as comemorações alusivas ao Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio, além do interesse em conhecer um pouco da história de Santa Maria por meio de seus museus. Pretende-se ainda, conhecer as áreas técnicas e as práticas museológicas de cada uma das instituições selecionadas.

Esta visita faz parte das atividades propostas nas Disciplinas “Arquitetura e Espaços em Museus”; “Museus e Diversidade Cultural”, ministradas pela Profª. Giane Vargas Escobar e as Disciplinas“Seminário em Museus I” e “Tópicos Especiais em Museologia Social”, ministradas pelo Prof. Eráclito Pereira, totalizando 4 disciplinas e 45 estudantes.

Para este dia está programada a visita aos seguintes museus: Manhã – Museu Histórico e Cultural das Irmãs Franciscanas de Santa Maria e Centro Histórico Coronel Pillar. Tarde – Museu Treze de Maio e os Pontos Negros da Memória da Cidade de Santa Maria.

Pontos Negros da Memória da Cidade de Santa Maria

Este Projeto tem como objetivo mapear, identificar, localizar os territórios da memória e da presença negra da diáspora africana em Santa Maria, levando os participantes a uma visita mediada a esses lugares. A mediação está a cargo das pesquisadoras do Projeto: Bianca Lopes Brites, Daniela Cezar, Karina Machado e Taiane Lima, sob a Coordenação da Profa. Giane Vargas Escobar.

Alguns Pontos Negros, selecionados para a visitação:

1) Museu Treze de Maio (Clube Treze de Maio);

2) Igreja do Rosário;

3) Clube União Familiar;

4) Rua Mariazinha Domingues;

5) Ilê asé yá Omin Orun – terreiro de matriz africana.

Compartilhe

EXPLORE TAMBÉM

Voltar ao topo