Desenho animado com personagens negros é lançado em Salvador

By / 4 anos ago / Diversão / No Comments

Lançamento da série “Guilhermina e Candelário” em Salvador será no Dia das Crianças, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu

guilherminadestaque

Nesta segunda-feira (12/10), Dia das Crianças, será lançada a série “Guilhermina e Candelário”, em Salvador (BA). O secretário especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ronaldo Barros, participa do evento, que acontece na Senzala do Barro Preto, sede do Ilê Aiyê, no Curuzu, a partir das 9h.

A animação traz como protagonistas os irmãos negros Guilhermina e Candelário que vivem em um cenário simples, mas que guardam uma grande riqueza: a relação que estabelecem entre si e com seus familiares e amigos. Os irmãos Guilhermina e Candelário compõem uma família negra, muito parecida com milhões de famílias brasileiras, atualmente pouco representadas nos meios de comunicação. A série infantil tem a maioria dos seus personagens negros e surge para preencher essa lacuna e valorizar a história e a cultura negra.

É um dos primeiros desenhos do gênero com protagonistas negros a ser exibido na TV aberta brasileira. A TVE Bahia/TV Brasil exibirá quatro episódios em sequência, às 9h45 e às 13 horas. A partir de então, o desenho será exibido de segunda a sábado, na faixa Hora da Criança. Entrarão no ar 20 episódios, de 12 minutos cada, que abordam o cotidiano dos dois irmãos, cuja capacidade de sonhar transforma cada dia em uma incrível aventura.

A série animada “Guilhermina e Candelário” contará com eventos de lançamento em Brasília, Salvador, São Paulo e São Luís. Os eventos são apoiados pela Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (MMID), pelo Governo do Distrito Federal, pela Prefeitura de São Paulo, pelo Governo da Bahia e pelo Governo do Maranhão. O objetivo é dar visibilidade ao programa, contribuindo para a reversão das representações negativas da pessoa negra e fortalecendo autoestima, a história e a cultura afrolatino-americana no Brasil, sobretudo entre educadores e crianças.

Estreia na TV Brasil

A série Guilhermina e Candelário, uma coprodução do Señal Colombia com a Fosfenos Media, terá estreia especial na TV Brasil. No dia 12 de outubro, para marcar a passagem do Dia das Crianças, a emissora pública exibirá quatro episódios em sequência, às 9h45 e às 13h. A partir de então o desenho será exibido de segunda a sábado, na Hora da Criança.

Serão 20 episódios, de 12 minutos cada, que contarão o cotidiano dos dois irmãos, cuja capacidade de sonhar transforma cada dia em uma incrível aventura. Eles levam uma vida tranquila em uma pequena praia e a cada dia esperam ansiosamente a chegada do Vô Faustino, um velho pescador, a quem contam suas aventuras. O avô desfruta das histórias narradas pelos netos e em alguns casos é cúmplice delas, compartilhando sua experiência de vida e grande sabedoria sobre o entorno natural e inspirando-lhes amor e respeito por todos os habitantes do mundo marinho e costeiro.

As personagens 

Além do Vô Faustino, casado com a Vó Francisca, uma animada turma também faz parte da vida de Guilhermina e Candelário. Tratam-se dos amigos Aurora e Camilo, que chegaram à praia para viver com os pais Ismael e Rosita, acompanhados da amorosa e brincalhona cadela Lua. Conheça cada um.

Hora da Criança

Guilhermina e Candelário entra no ar na faixa de programação chamada Hora da Criança, transmitida na TV Brasil de segunda a sexta em dois horários, das 8h15 às 12h e das 12h30 às 17h; e sábado das 8h15 às 12h. O desenho animado colombiano será exibido ao lado de programas infantis de qualidade, como Angelina Ballerina, O Show da Luna, Peixonauta, Dango Balango, Carrapatos e Catapultas, Igarapé Mágico, Historietas Assombradas, Pandorga, Detetives do Prédio Azul , entre outros.

A TV Brasil é a emissora pública nacional e é gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Além de exibir conteúdos educativos de qualidade, não veicula comerciais e pode ser assistida tanto na TV aberta quanto nas TVs pagas em todo o país. Veja como sintonizar aqui.

Outubro/2015| Mais informações: tvbrasil.ebc.com.br/guilherminaecandelario

Calendário de lançamento

DISTRITO FEDERAL – 9 DE OUTUBRO
Hora: 14h
Local: Teatro da Funarte Brasília

BAHIA – 12 DE OUTUBRO
Hora: 9h
Local: Senzala do Barro Preto – Associação Cultural Ilê Aiyê

SÃO PAULO – 19 DE OUTUBRO
Hora: 9h e 14h
Local: CEU (Centro Educacional Unificado) Caminho do Mar

MARANHÃO – 23 e 24 DE OUTUBRO
SÃO LUÍS
Data: 23 de outubro
Horário: 8h30
Local: Teatro Alcione Nazaré – Centro de Criatividade Odilo Costa Filho

ITAPECURU MIRIM – COMUNIDADE QUILOMBOLA SANTA JOANA
Data: 24 de outubro
Horário: 9h
Local: Escola Quilombola

Fonte: Seppir

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *