Encontro virtual enaltece literatura afro

A transmissão será realizada pelo youtube. Serão cinco palestrantes abordando jornalismo ilustrativo, temas infantis, adolescentes negros e indígenas, artes plásticas e educação por meio da leitura, a partir desta quarta-feira.

 

Por Rodrigo Leita, do RD

O encontro anual sobre literatura afro e brasileira, neste ano, será realizado por meio de palestras veiculadas pela internet. O projeto foi contemplado no Edital Elisabete Anderle da Fundação Catarinense de Cultura. A programação estava prevista para acontecer na Escola Estadual Celso Ramos, em Joaçaba, nos dias 14, 15 e 16 de abril das 19h às 21h, mas por causa da pandemia foi transferido para a internet.

Desta forma a Fundação Catarinense de Cultura autorizou a reformulação para acontecer de forma online. Este projeto visa a formação de profissionais da educação, profissionais ligados a cultura e pessoas que gostam e têm interesse em estudar a história e cultura afro-brasileira.

Os participantes receberão certificado e as escolas que tiverem professores participando da formação receberão um kit de livros. As inscrições são gratuitas e estão abertas pelo link.

A transmissão será realizada pelo youtube.

Conheça os palestrantes:

Eliane Debus

Mestre em Literatura Brasileira pela UFSC, Doutora em Letras pela PUC-RS.  É professora no Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação, da UFSC, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação. Membro do Grupo de Estudos de Literatura Infantil e Educação para a Literacia (LIBEC), da Universidade do Minho, Braga/Portugal. Tem livros publicados para crianças e jovens.

Jeruse Romão

Graduada em Pedagogia, Mestrado em Educação pela UFSC. Atuou como professora alfabetizadora da rede municipal de ensino de Florianópolis e São José e no curso de Pedagogia da Unisul. Foi consultora da UNESCO para o Ministério da Educação, analisando e propondo políticas para jovens negros e indígenas. Atua como consultora para a implementação da lei 10.639/03. É autora de artigos e organizadora de publicações que abordam as relações raciais na educação e a história da educação do negro.

Fabio Garcia 

É Bacharel e Licenciado em História pela Universidade de Santa Catarina/UFSC. Mestrando em Educação pela UFSC. Professor do Ensino Fundamental, Médio e EJA/Ead. Desenvolve projetos relacionados às políticas públicas para a promoção da igualdade racial, além de proferir palestras e cursos sobre a cultura de matriz africana no Brasil. Autor de vários livros na temática afro.

Serge Kabongo

Nasceu na República do Congo. Artista autodidata, Kabongo seguiu o caminho das artes plásticas aos 13 anos. Formou-se pela Académie dês Beaux-Arts de Kinshasa em 2009, onde aperfeiçoou as técnicas avançadas de desenho e da pintura. Em 2017, formou-se em design pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Maurício Pestana

É jornalista, publicitário, gestor público e cartunista, sendo considerado o cartunista negro de maior sucesso na história do Brasil. É CEO da Revista Raça. Já publicou mais de 60 obras.

Compartilhe

Voltar ao topo