FalarFazendo dança afro – Aula aberta com a mestra Iara Deodoro e Manoel Luthiery

By / 6 meses ago / Eventos / No Comments
A aula aberta performance e entrevista com a mestra Iara Deodoro e Manoel Luthiery, convidam para a atividade que ocorrerá dentro da disciplina Teatro e Relações Étnico-raciais (DAD-UFRGS). A atividade é parte da metodologia do projeto de mestrado de Manoel Luthiery, intitulada “Dança Afro-Gaúcha: Memórias, Gestos e Práticas Performances”, orientado pela Profª. Dra. Suzane Weber, no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS.

A aula será aberta, contaremos com espaço para diálogos e reflexão sobre, com e a partir, da prática artística da bailarina e coreógrafa negra Iara Deodoro (AfroSul Odomodê), uma das maiores referências em Dança Afro do Rio Grande do Sul!

Sobre Maria Iara dos Santos Deodoro

Iara Deodoro é coreógrafa e diretora artística atuante no Grupo Afrosul há mais de 30 anos. O grupo sob sua direção desenvolve intenso e dedicado trabalho social a partir do eixo preservação e divulgação da cultura negra. Dentre os espetáculos que produziu estão Alma Negra (1991), Malandro dono da noite, rei dos cabarés (1995), Resistência (2002).

Iara é Assistente social, pós-graduada em educação popular e coordenadora do Instituto Sociocultural Afro-Sul Odomode, tendo  em sua trajetória mais de 40 anos dedicados à dança. Dirigiu e coreografou mais de 26 espetáculos, além de ter atuação no carnaval como porta-bandeira, temista e coreógrafa.

Realização

Grupo de Pesquisa Práticas corporais artísticas do bailarino-criador em Dança Contemporânea: Estudos de caso no contexto brasileiro

Apoio

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
Departamento de Difusão Cultural da UFRGS
Instituto Sociocultural AfroSul Odomodê
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Organização e produção

Prof. Dra. Suzi Weber e Manoel Luthiery

Este trabalho foi realizado a partir de pesquisa vinculada ao Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atenção usar roupas adequadas para aula prática.
https://www.facebook.com/events/2574999852525568/

Serviço

O quê: FalarFazendo dança afro – Aula aberta com a mestra Iara Deodoro e Manoel Luthiery
Onde: Salão de Festas da Reitoria – UFRGS, Rua Paulo Gama, 110, Bairro Farroupilha, Porto Alegre
Quando: 12 de junho de 2018 (terça-feira), às 18h
Quanto: Entrada franca

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *