Fashion Black reúne nomes da moda afro-brasisleira para debates, oficinas e desfile na Casa de Cultura

Evento de moda discuti em sua 3° edição o mercado e padrões afro-brasileiro. (Foto: Luís Pedro Fraga)

Da Assessoria/CCMQ

Entre os dias 15 e 17 de agosto acontece na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) mais uma edição do Fashion Black. O objetivo é fomentar e, ao mesmo tempo, dar visibilidade ao mercado de moda afro-brasileira, discutindo formas de atuação, sustentabilidade e o fortalecimento das marcas. O evento reúne especialistas na área para dois dias de workshops e debates. No terceiro e  último dia, um grande desfile encerra o projeto. Todas as atividades são gratuitas.

Este encontro contará com quatro workshops e duas mesas redondas, que acontecem na quinta-feira (15) e sexta-feira (16). As oficinas envolvem temas como finanças, conteúdo, e relação com a novas mídias e equipamentos digitais. As inscrições são realizadas pela internet, pelos links inseridos abaixo, junto à programação.

Os debates acontecem às 19h de quinta e sexta (15 e 16), no Auditório Luiz Cosme. O primeiro dia terá como tema “Resistências plurais: ações coletivas  como estratégias de mercado”; e na sexta o assunto será “Singularidades: projetos autorais no mercado de moda”. A entrada é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

O desfile de sábado reúne diversos estilistas de moda afro-brasileira para uma apresentação do que as marcas estão trabalhando atualmente. A atividade é realizada por meio de uma parceria da CCMQ com a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra-RS), com apoio do Programa RS Criativo e do Museu de Arte Contemporânea do RS (MAC-RS).”

Atividades

Quinta-feira – 15/08

Workshops / Sala Sapato Florido
10h: “Finanças na Moda” – com Dina Prates (RS)
— Inscrições: https://forms.gle/4NXyq8DopG9ZdzMh6

15h: “Tornar-se Digital Influencer” – com Lydia  Goes (RS)
— Inscrições: https://forms.gle/QWEHHxcswr4wWf347

Bate-papo / Auditório Luiz Cosme

19h: “Resistências plurais: ações coletivas  como estratégias de mercado” – com Fernanda Gonçalves, da AfroCriadoras (RJ); Cau Brasil e Carol Damazio, da Black Model (RS); e Tiago Santana da Afrotometria (SP)

Sexta-feira – 16/08

Workshops / Sala Sapato Florido
9h30 – “Eu existo? Produção de conteúdo na moda” –

9h30 – “Eu existo? Produção de conteúdo na moda” – com Deivison Campos (RS), realizada com a equipe da Agência Experimental de Comunicação da Ulbra (Agex/Ulbra)
— Inscrições: https://forms.gle/PDNpfFK99KXTS8X18

15h – “Produção de imagem com smartphone  para o mercado de moda autoral” – com Tiago Santana (SP)
— Inscrições: https://forms.gle/vffwFqmYb8qsv3w86

Bate-papo / Auditório Luiz Cosme

19h: “Singularidades: projetos autorais no mercado de moda” –  com Renato Carneiro (BA) e Mariana Ferreira (RS)

Sábado – 17/08

19h: Desfile de encerramento – Galeria Augusto Meyer

Participantes:

Katuka Africanidades

Há onze anos, combina as novas tecnologias têxteis e as silhuetas contemporâneas aos elementos clássicos do vestir africano. Assim, (re)cria uma forma de representação das heranças africanas na paisagem da moda brasileira. A marca participa na reafirmação e no incremento de uma (re)ligação com as territorialidades de matrizes africanas, por intermédio da moda, da arte e da literatura. Pressupõe um caminho que traz a identidade ancestral negra inscrita por várias Áfricas. Para o afro brasileiro, o estético é também um instrumento de empoderamento, de afirmação e ocupação de um espaço político. A Katuka acredita que, trazer para o vestir cotidiano elementos simbólicos da estética africana, torna-se uma constante reafirmação das identidades afrobrasileiras e constrói um mecanismo de elevação da autoestima dos indivíduos em relação ao seu pertencimento racial.

Coletivo Afrotometria

Coletivo de fotógrafos/as negros/as que tem como pauta principal ampliar o debate sobre a imagem das pessoas negras no Brasil; é composto pelos fotógrafos Sergio Fernandes, Ina HDS, Tiago Santana e Fernando Solidade. Coletivo já participou de exposições e festivais de fotografia. Fez organização e curadoria do Fotopreta, uma exposição fotográfica que conta com obras de trinta fotógrafos/as negros/as de várias gerações de São Paulo. O Coletivo fez uma exposição no Festival de Fotografia de Paranapiacaba em 2018, onde fizeram uma fala no TED fotográfico, assim como participaram uma residência artística na universidade de Salamanca, na Espanha. Coletivo Afrotometria realiza oficinas fotográficas em instituições como Sesc, Tomie Ohtake e Fábricas de Cultura. Os assuntos das oficinas vão desde a pauta principal do coletivo, fotografia negra, à temas como fotografia para iniciantes e fotografia de arquitetura.

Mariana Ferreira dos Santos

Advogada e empreendedora, natural de Porto Alegre, graduada em Ciências Jurídicas e Sociais – PUCRS, com pós-graduação em Direito Imobiliário e Direito Público – IDC.

Tem como propósito de vida buscar soluções que auxiliem na transformação social em prol da redução das desigualdades brasileiras. Atua junto a entidades e empresas que possuem foco em desenvolvimento econômico, sustentabilidade e inclusão de gênero e raça por meio de ações afirmativas e práticas inclusivas de mercado.

Sócia da Fersan Empreendimentos LTDA – empresa voltada a  assessoria jurídica e financeira, Líder do Núcleo  Porto Alegre do Grupo Mulheres do Brasil 2019, Co-fundadora e membro da Diretoria Nacional da Rede Brasil Afroempreendedor – REAFRO em 2015, Idealizadora e Co-coordenadora do Afromentoring e Co-coordenadora do Grupo de Juristas Negros RS, entende que o apoio e incentivo ao desenvolvimento de redes colaborativas e ao empreendedorismo são estratégias altamente eficazes ao desenvolvimento social, profissional e econômico dos indivíduos e da nação.

Renato Carneiro

Diretor de criação e sócio junto com o sociólogo Carlos Danon da Marca Katuka Africanidades. Formado em design de moda e gestão, tem atuado nos últimos dez anos na elaboração de vestuário e cenografia a partir de uma perspectiva afirmatória das relações das identidades raciais circulantes na diáspora africana. Dedica-se a pesquisa constante dos elementos estéticos gerados pelas matrizes africanas tradicionais e contemporâneas e sua aplicação na moda brasileira.

Lydia Goes Formada em Artes Visuais, com uma enorme paixão por tudo que é relacionado a moda e beleza. Foi modelo durante a adolescência e atualmente retornou para este mercado. Em 2018 idealizou o projeto Lugar de Mulher é no Bar, em parceria com o Spoiler, e a partir deste momento começou a trabalhar profissionalmente como influenciadora digital.

Tiago Santana

Nasceu em São Paulo, é jornalista, trabalha como repórter fotográfico, é formado em produção audiovisual e é técnico em processos fotográficos pelo SENAC. Começou em 2010 na área do fotojornalismo e assessoria de imprensa. Especializou-se em fazer retratos de pessoas negras e através desse tema desenvolve ensaios e projetos. Faz parte do coletivo afrotometria e lente preta, coletivos que visam o protagonismo de profissionais negros/as no meio audiovisual. Hoje cobre pautas jornalísticas, eventos culturais, editoriais e faz retratos. Ministra oficinas sobre fotografia e desenvolve projetos expositivos, como o Fotopreta, exposição coletiva, onde trinta fotógrafos/as expõe seus trabalhos autorais; e a exposição um olhar fotográfico afro-brasileiro, realizada em Salamanca, Espanha, onde o coletivo afrotometria foi convidado para expor trabalhos e ministrar oficinas.

Deivison Campos

Jornalista com experiência em veículos de imprensa e assessorias de Comunicação. Doutor em Ciências da Comunicação e doutorando em História. Coordena os cursos de comunicação e Marketing da Ulbra.

Serviço

Fashion Black
Quando: de 15 a 17 de agosto | quinta-feira, sexta-feira e sábado
Workshops:
Quando: quinta-feira (dia 15), às 10h é às 15h | sexta-feira (dia 16), às 9h30 e 15h
Local: Sala Sapato Forido| 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico/Porto Alegre)

Bate-papos:
Quando: quinta-feira e sexta-feira (15 e 16), às 19h
Local: Auditorio Luiz Cosme | 4º da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico/Porto Alegre)

Desfile de Encerramento:
Quando: sábado, 19h
Local: Galeria Augusto Meyer | 3º da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico/Porto Alegre)

Compartilhe

Voltar ao topo