Festival Conexões Literárias promove encontro de escritores, slammers, poetas e músicos na Restinga

Primeira edição do evento vai mobilizar artistas em torno de debates, performances, oficinas, sessões de autógrafos e da Final Gaúcha de Slam

Kuma França,  Poeta preto, atleta, professor, músico, pobre e periférico, natural de Cajazeiras, Salvador/BA. (Foto: Divulgaçã0)

Da Redação

Ressignificação do espaço urbano e coletivo através da arte e celebração da cultura produzida em bairros distantes do centro da cidade. Esta é a proposta do 1º Conexões Literárias, evento que ocorre no dia 20 de outubro, que vai reunir autores, slammers, grafiteiros e músicos do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia na Restinga, bairro no Extremo Sul da capital gaúcha.

Entre os nomes confirmados na programação, estão a carioca MC Martina, a escritora e slammer paulista Mariana Felix, o poeta baiano Kuma França e do autor porto-alegrense José Falero. Os convidados são reconhecidos por suas atuações na literatura e na oralitura compromissadas com a transformação social através da legitimação dos talentos periféricos  do Brasil.

Um dos principais destaques do dia é a 3ª Final Gaúcha de Slam 2019, que vai selecionar dois slammers para representar o Rio Grande do Sul na final nacional do Slam BR, cujo campeão ou campeã representará o Brasil na Copa do Mundo de Slam em 2020. A competição ocorre das 17h às 19h. No encerramento, pocket-show de Cristal e Bruno Negrão.

Veja as atrações

Mariana Felix

 

Escritora, slammer, militante feminista e apresentadora. Tem três livros publicados: ‘Mania’ (2016), ‘Vício’ (2017) e ‘Abstinência’ (2019), todos com poesias, crônicas e dissertações sobre o empoderamento feminino, a relação da autora com a cidade e amor. Apresentou o programa ‘Além da Poesia’ transmitido pela TVT. (Foto: Divulgação)

Kuma França

Poeta preto, atleta, professor, músico, pobre e periférico, natural de Cajazeiras, Salvador/BA.

MC Martina

Rapper, poeta e ativista do Complexo do Alemão. Fundadora do coletivo Poetas Favelados e do Slam Laje, a primeira batalha de poesia do Alemão, é uma das principais vozes da cena no Rio de Janeiro. (Foto: Divulgação)

José Falero

Nasceu e vive na Lomba do Pinheiro, periferia de Porto Alegre/RS. É escritor, autor de ‘Vila Sapo’ (Figura de Linguagem, 2019) e participante da antologia ‘À margem da sanidade’ (J. Vellucy, 2018). (Foto: Divulgação)

Cristal Rocha

Slammer, rapper, poeta e escritora, participou da antologia ‘Querem nos calar: Poemas para serem lidos em voz alta’, obra com prefácio de Conceição Evaristo. Autora do zine de poemas ‘Quando o caso escurece’; campeã regional e representante do Estado na final do Slam BR em 2017; palestrante convidada do TEDx Laçador 2019. (Foto: Divulgação)

Sobre Conexões LiteráriasColetivo autônomo e independente financiado por quem acredita na literatura como ferramenta de transformação, o Conexões Literárias surge para estabelecer uma nova dinâmica no circuito cultural do Rio Grande do Sul. A iniciativa pretende agir como uma rede de intersecções culturais voltada para o Fazer comunitário e para promover a produção de conhecimento e das identidades urbanas brasileiras. O coletivo é uma iniciativa dos escritores Atena Beauvoir, Janove e Bruno Negrão com apoio de Literatura RS, El Xixo Tattoo Studio, Venezianos Pub Café, Workroom e CPERS Sindicato.

Sobre Literatura RS

Literatura RS é uma rede dedicada à divulgação da literatura produzida e editada a partir do Rio Grande do Sul e um estúdio de serviços voltados para o mercado editorial gaúcho. A marca nasceu no Facebook em dezembro de 2014 e foi um dos destaques literários do Prêmio Açorianos de Literatura em 2016. Em março de 2019, renasceu sob nova identidade visual e expandiu-se em um site com conteúdo exclusivo e inédito. Atualmente, tem mais de 14 mil seguidores nas redes sociais. A Central de Acolhimento para Escritores, voltada à profissionalização e amparo de autores, é um dos seus principais serviços.

Serviço

O quê: “1º Conexões Literárias”

Quando: 20 de outubro de 2019, das 13h30min às 21h

Onde: Escola de Samba Estado Maior da Restinga (Estrada João Antônio da Silveira, Bairro Restinga, Porto Alegre

Quanto: Entrada franca

Contatos: (51) 99677-14 67 – contato@literaturars.com.br

Compartilhe

EXPLORE TAMBÉM

Voltar ao topo