Fortunati recebe ministra da Promoção da Igualdade Racial

By / 2 anos ago / Brasil / No Comments
Porto Alegre, RS - 10/06/2015 Prefeito José Fortunati recebe ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da presidência da República, Nilma Lima Gomes Na foto: Secretária-adjunta do Povo Negro, Elisete Moretto Foto: Luciano Lanes/PMPA

No encontro com o prefeito, Nilma Lima Gomes elogiou ações de Porto Alegre. (Foto: Luciano Lanes/PMPA)

O prefeito José Fortunati recebeu na manhã desta quarta-feira, 10, a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), Nilma Lino Gomes. Ela está em Porto Alegre para as atividades da Caravana Pátria Educadora pela Promoção da Igualdade Racial e Superação do Racismo. Na visita, a ministra apresentou dados de projetos desenvolvidos pelo governo federal voltados para o povo negro e destacou as ações desenvolvidas na Capital Gaúcha.

Fortunati conversou com Nilma sobre o pioneirismo de Porto Alegre na criação da Secretaria Adjunta do Povo Negro, que, sob o comando da secretária Elisete Moretto, vem desenvolvendo uma série de políticas públicas e ações voltadas para o atendimento dessa população e na preservação da cultura e dos costumes africanos. “A nossa cidade é plural, com uma diversidade de etnias, culturas e religiões que precisa ser preservada. Então buscamos investir em políticas e iniciativas cada vez mais amplas e inclusivas para que possamos dar o atendimento adequado aos nossos cidadãos”, afirmou o prefeito.

A ministra parabenizou Porto Alegre e o Rio Grande do Sul por serem a primeira capital e o primeiro estado a aderirem juntos ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que reúne projetos voltados ao tema. “Com essa adesão, a cidade está em vantagem ao concorrer em editais públicos e programas federais para receber recursos da União destinados às políticas públicas e iniciativas para o povo negro”, disse Nilma. Ela ressaltou ainda que o pioneirismo e a atuação dos gestores gaúchos, que resulta numa abertura do poder público ao diálogo voltado para as questões raciais, provocou um avanço significativo na qualidade melhor do atendimento a todas as comunidades.

O secretário municipal de Direitos Humanos, Luciano Marcantônio, que também acompanhou a reunião, lembrou ainda cinco ações da prefeitura neste ano que comprovam esses avanços: o perdão da dívida do IPTU do Quilombo do Silva, a aprovação do projeto de lei para a titulação do Quilombo do Areal, a entrega do Centro de Referência do Povo Negro, a criação do grupo de trabalho para estudo e criação do Conselho Municipal do Povo de Terreiro e a captação de recursos para sediar o 3º Encontro Nacional de Clubes Sociais Negros.

As iniciativas serão divulgadas pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República e podem servir de modelo para outras cidades. A ministra aproveitou para convidar Porto Alegre para participar de um intercâmbio entre professores da rede de educação básica do Brasil e de países africanos de língua portuguesa.

Caravana Pátria Educadora pela Promoção da Igualdade Racial e Superação do Racismo – Um dos principais objetivos é incentivar estados e municípios a aderirem ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Com a adesão, que é voluntária, a Seppir pretende fortalecer a rede de promoção da igualdade racial e de superação do racismo no Brasil. A Caravana já esteve no Pará (27 e 28 de abril) e no Maranhão (4 e 5 de maio).

Fonte: Portal PMPA

 

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *