FSM encerra atividades em Salvador

By / 3 meses ago / Política / No Comments

Comunicação colaborativa | FSM 2018

Da Comunicação Colaborativa, do FSM/2018

O Fórum Social Mundial (FSM) aconteceu em Salvador, encerrando, ontem (17), uma vasta programação de assembleias, seminário, oficinas e muito debate sob o slogan ‘Resistir é criar. resistir é transformar’ .

O evento, aconteceu de 13 a 17 de março em diversos pontos da cidade, reuniu líderes religiosos, intelectuais, ativistas, estudantes e representantes de governos em atividades que discutiram, principalmente, a resistência contra os retrocessos e os ataques à democracia.

A maioria das atividades aconteceram no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) centralizou os debates do Povo de Santo e  outras atividades foram realizadas em espaços como o  Parque São Bartolomeu; Parque de Exposições (acampamento de Juventude);  Estádio de Pituaçu (assembleia com Presidente Lula); Itapuã (Casa da Música); Pelourinho; Igreja Rosário dos Pretos; Biblioteca Central e os Centros Culturais de Alagados e Plataforma.

Com mais de 1.500 coletivos, organizações e entidades cadastradas,  aproximadamente 1.600 atividades autogestionadas foram inscritas no FSM 2018, que trouxe à capital representantes de instituições de países como Canadá, Marrocos,  França,  Guiné, Senegal e Tunísia.

Comunicação colaborativa – FSM 2018

 

O FSM 

O Fórum Social Mundial (FSM) é um evento que envolve movimentos sociais de várias partes do mundo, a fim de elaborar alternativas para uma transformação social global. O primeiro FSM teve objetivo de se contrapor ao Fórum Econômico Mundial de Davos que, desde 1971, defende as políticas neoliberais em todo mundo.

Assembleia Mundial de Mulheres | Foto: Ivana Sena

 

Assembleia Mundial das Mulheres 

A Assembleia Mundial das Mulheres aconteceu no Terreiro de Jesus (Pelourinho), na sexta (16) às 9h, com o objetivo de reunir e garantir que as mulheres tivessem visibilidade e fizessem o debate unificado sobre as questões de gênero, pautas feministas e lutas das mulheres, como o combate à violência contra a mulher, criminalização do aborto e o feminicídio.

Protesto para Marielle Franco | Foto: Ivis Barbosa

 

Na ocasião, a ativista e  vereadora Mariele Franco foi homenageada durante o ato que reuniu as lideranças feministas. A vereadora do PSol-RJ foi brutalmente assassinada a tiros,  juntamente com seu motorista Anderson Pedro Gomes, na cidade do Rio de Janeiro, por volta das 21h30 da quarta (14).

Acampamento de Juventude | Comunicação colaborativa – FSM 2018

 

Acampamento Intercontinental da Juventude (AIJ)

A juventude também ganhou destaque entre as atividades do FSM, garantindo mais do que um alojamento para 6 mil jovens no Parque de Exposições da cidade, onde foi organizado as pautas importantes que discutiam o genocídio e participação política das juventudes. O AIJ ainda teve vila gastronômica da economia solidária, assembleia e inúmeras apresentações culturais.

Comunicação colaborativa | FSM 2018

 

O Fórum Social Mundial em Salvador ficou marcado como um evento que defendeu a democracia e a pluralidade cultural dos povos e voltará a acontecer em 2020.  Até lá,  fóruns temáticos descentralizados e autônomos são realizados para dar seguimento às articulações e reflexões críticas em diferentes países e regiões.

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *