Glau Barros Especial Clara Nunes

By / 2 meses ago / Eventos / No Comments

Glau Barros presta tributo a Clara Nunes que se consagrou como uma das vozes mais representativas do samba no Brasil. Considerada uma das maiores intérpretes brasileiras de todos os tempos, Clara Nunes permanece viva na memória dos brasileiros e ainda é uma das estrelas mais influentes da história da MPB.

Glau-Barros-e1443212146321

Sobre Clara Nunes

Clara Francisca Gonçalves Pinheiro nasceu em família humilde no interior de Minas Gerais, em Cedro da Cachoeira, em 12 de agosto de 1942. Trabalhava numa fábrica de tecidos quando participou, em 1960, do concurso A Voz de Ouro ABC, vencendo a etapa mineira e ficando em terceiro lugar na final, em São Paulo. Essa vitória lhe abriu as portas da rádio e da TV na capital mineira. Em 1965 mudou para o Rio de Janeiro.

Lança seu primeiro LP em 1966, A Voz Adorável de Clara Nunes, pela Odeon, no qual cantava boleros e sambas-canções. Em 1968, o seu segundo LPVocê Passa Eu Acho Graça, cuja faixa-título, de Ataulfo Alves e Carlos Imperial, se tornou o seu primeiro grande êxito radiofônico. Com o sucesso deste disco a cantora se aproxima do samba que a consagraria na década seguinte.

Ganhou relevância no cenário musical brasileiro em 1971 ao lançar o LP Clara Nunes, primeiro dos quatro produzidos pelo radialista Adelzon Alves. A partir de então, assume estética audiovisual de cantora essencialmente brasileira, agrega outros ritmos populares ao seu repertório e começa a fazer história, inclusive se destacando como a primeira cantora a gravar sambas-enredo.

Em 1974 com o LP Alvorecer, obteve grande sucesso com Conto de Areia(Romildo S. Bastos/Toninho Nascimento), alcançou índices recordes de vendagem, chegando a 500 mil cópias, feito nunca antes realizado por uma cantora no Brasil. Seu sucesso estimulou outras gravadoras a investir em novas cantoras de samba como Alcione e Beth Carvalho – com as quais formou a tríade chamada ABC do Samba – e deu visibilidade às sambistas veteranas, como Dona Ivone Lara e Clementina de Jesus. Os discos que se seguiram a transformaram na maior intérprete de samba de todos os tempos.

Em 1975 casou-se com o poeta e letrista Paulo César Pinheiro e lançou o LP Claridade vendendo ainda mais que o anterior, e que hoje é considerado um dos álbuns mais importantes da história do samba. Tem em seu acervo mais de 18 discos de ouro. Seu LP mais vendido foi Brasil Mestiço, de 1980, que ultrapasssou a marca de 1 milhão de cópias vendidas.

A trajetória seria interrompida em março de 1983, quando ela se submeteu a uma cirurgia para a retirada de varizes; entrou em coma e morreu, 28 dias depois, de choque anafilático, uma reação imprevisível à anestesia.

Sobre Glau Barros

Glau Barros desenvolve uma intensa e permanente carreira profissional desde 1990, tendo se apresentando em alguns dos principais palcos do Rio Grande do Sul e de outros Estados brasileiros. Também é atriz, integrando o Grupo Caixa-Preta, onde atuou nos espetáculos Hamlet Sincrético (pelo qual foi indicada ao Prêmio Açorianos de Melhor Atriz Coadjuvante), Antígona BR e, mais recentemente, Ori Orestéia. No cinema, protagonizou o curta-metragem Antes Que Chova, de Daniel Marvel, e o atuou no longa-metragem Anita, de Olindo Estevam. Na música, protagonizou shows e musicais, como Night Club – o Musical, Ta-hí Carmen Miranda, Os Malandros, Prato Feito – Você tem fome de quê?, Glau Barros Canta Elis Regina, Estandarte do Samba, Play Blacks, Noite dos Lobos – Canções de Lupicínio Rodrigues, De Amores e Sambas, Glau Barros – Especial Clara Nunes, Glau Canta Elis, todos apresentados em teatros e espaços culturais de referência de Porto Alegre e demais municípios do Rio Grande do Sul.

A ação Quilombo Montigente foi criada pelo Coletivo Montigente e tem como objetivo apresentar todo mês um espetáculo protagonizado por artistas negros no Teatro Barbosa Lessa do CCCEV,

Serviço

O quê: Glau Barros Especial Clara Nunes

Quando: 17 de agosto de 2017, às 20h

Onde: Teatro Barbosa Lessa, CCCEV, Rua Dos Andradas, 1223 – Centro Histórico, Porto Alegre  
 
Quanto:  R$ 20,00 (a partir de 2h antes do show)
 
Contato: Tel.: (51) 3226-5342 – 

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *