Grupo de samba Puro Asthral celebra, dez anos de existência

Gravação de Live marca os festejos do aniversário

Grupo Puro Asthral. (Foto: Arfio Mazzei)

Chegar aos dez anos de fortalecimento do samba no Rio Grande do Sul “é um marco de significativa resistência cultural” afirma, com entusiasmo, o vocalista e coordenador musical do grupo porto-alegrense Puro Asthral, Juliano Barcellos. O Grupo  que nasceu em pleno Dia dos Namorados com lançamento festivo no Nonoai Tênis Clube, em Porto Alegre, reúne em sua formação Juliano Barcellos, vocalista e tantan; Alemão Charles, voz e cavaco; Adriano Souza, voz e pandeiro; Marcelo Rossi, violão; e Leo Da Villa, voz e rebolo.  Além da Live que realiza neste sábado, (13/06), às 16 horas, em sua página do Facebook, a banda dá início ao projeto do seu primeiro DVD sob a direção do produtor carioca Marcos Salles que assinou, em 2017, dois shows do Puro Asthral na Casa de Cultura Mario Quintana.

Para Salles, a banda “traz o samba na veia e na palma da mão. É um grupo que tem ciência da responsabilidade em conduzir o samba para as novas gerações. São músicos que respeitam os mais velhos e cuidam da tradição. Eu descobri tudo isso em dois shows que assinei a direção. Shows completamente diferentes, sendo que no primeiro, o Grupo enfrentou com postura e dignidade a falta do som. Ou seja, se era um teste, passaram com louvor. Virei fã! “

QUEM É O DIRETOR – Qualificação e reconhecimento  não faltam para Marcos Salles que já está trabalhando na seleção das músicas do DVD do grupo gaúcho. Atualmente, Salles que reside em Vila Isabel, Rio de Janeiro,  finaliza a biografia do Grupo Fundo de Quintal e o roteiro e textos do show “Gabrielzinho de Irajá canta Chico Buarque”, previsto para outubro no Teatro Rival/RJ.  Em seu  portifolio  estão as assinaturas na direção dos  shows de nomes como Zeca Pagodinho, Elza Soares, Fundo de Quintal, Jovelina Pérola Negra, Leci Brandão, entre outros.Como também dirigiu os DVDs Raça Brasileira 20 Anos e o primeiro da Velha-Guarda da Mangueira, este apenas na parte de vídeo. Colocou sua assinatura em discos e produções com Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Dominguinho do Estácio, Jamelão, Sombrinha, entre outros.

TERÇA DO SAMBA – A história do Puro Asthral é demarcada por ocupação em espaços públicos do centro da cidade com especial destaque para o bem sucedido evento Terça do Samba que por dois anos vem sendo desenvolvido no viaduto Otávio Rocha, mais conhecido como Escadaria da Borges. O grupo aguarda ansiosamente o retorno desta ação musical que só parou devido à pandemia Covid-19.

Outra atividade da banda com excelente repercussão e aglutinação de público é o ”Pré-Reveillon do Puro Asthral”. O evento tem o registro de sete edições e ocorre sempre no último domingo do mês de dezembro, na Travessa dos Venezianos com a Rua Joaquim Nabuco, Cidade Baixa.

Em seu currículo, o Puro Asthral registra apresentações na Travessa dos Cataventos e no projeto “Casa Expandida”, ambas da Casa de Cultura Mario Quintana. E tem ainda shows – Referências e Tributo ao Samba – que ocuparam o Teatro Bruno Kieffer/CCMQ, Memorial do Rio Grande do Sul e a Sala Multipalco Eva Sopher/Theatro São Pedro.

Serviço

O quê: Aniversário de 10 anos do grupo de samba Puro Asthral

Quando: 13 de junho de 2020, Porto Alegre

Onde: Live Facebook

Contato: 51 99269-9900 – Juliano Barcellos, vocalista e coordenador musical do Puro Asthral.  51 99287-9735 -Vera Daisy Barcellos, assessora de imprensa

Compartilhe

Voltar ao topo