IFRS comemora o 3° ano do Campus Alvorada com grande evento

No dia 10 de agosto, o núcleo de ações afirmativas (NAAF) realizou no Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul a comemoração de 3 anos de sede própria do campus Alvorada e fez uma homenagem ao dia Internacional da mulher negra latino-americana e caribenha

Homenagem as primeiras escritoras negras do Brasil  com estímulo à educação. (Foto: Maluza Gonçalves dos Santos)

Por Alessandra Silva Oliveira

Conforme a informação do IBGE, 54% da população brasileira é negra, e tanto no Brasil quanto fora dele, essa população sofre com a pobreza. Além disso, existe o racismo, a violência que sofre a mulher negra e o problema com a auto estima por não se sentir representada na sociedade.
Com isso, a NAAF que atua na inclusão e no respeito às diferenças, como forma de combater a discriminação fez o evento intitulado: “Chegou a vez de ouvir as Marias, Mahes, Marielles e malês”, com atividades que mostraram através da oficina de graffiti e stencil realizada por Rita Moreira “guapu” e Thayanne Freitas “Petit”, a beleza negra e a aceitação na sociedade, imagem que ficará registrada como um marco no Instituto, com o intuito de incentivar maior visibilidade ao combate de discriminação.

20190814_102752.jpg

Exposição que concebe a luta pelo direito da mulher negra com total igualdade de gênero. (Foto: Alessandra Folyver)

Os alunos e o público em geral tiveram a honra de assistir o amadrinhamento da biblioteca com o nome da escritora Carolina Maria de Jesus que foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil, considerada uma das mais importantes escritoras do país, seu livro fez um enorme sucesso e chegou a ser traduzido para quatorze línguas. Giselle Araújo, professora da IFRS fez uma performance para homenagear a essa escritora.

20190814_102713

(Foto: Maluza Gonçalves dos Santos)

“Fiquei muito emocionada com o evento, com cada atividade realizada, nos temos o coletivo Marielle Franco recebe, que é uma roda de conversa sobre, livros, poemas, temas, que são trabalhados no grupo e nesse evento tivemos a Débora Otunola,- marcha do orgulho crespo e a Rossana do Carmo – psicóloga, acrescentando com o seu conhecimento o nosso trabalho”, afirma Maluza Gonçalves dos Santos coordenadora do NAAF. “Realmente foi um evento inesquecível, um marco para a IFRS e com toda certeza iremos fazer mais atividades e propostas tanto para contribuir no conhecimento do alunos, mas também o público em geral conhecer o nosso campus que tem 3 anos de sede própria e nossas ações afirmativas.” Acrescentou Fábio Marçal – Diretor Geral IFRS.

IMG-20190814-WA0013

Poetisas e eslammers juntos com diretoria do IFRS/Alvorada. (Foto: Maluza Gonçalves dos Santos)

Estiveram na celebração as poetisas Slam Mari Ribeiro, Karin Santiago, Lilian Rocha e Natália Pagot, com poemas que fala da vivência das aflições do povo negro, da vida nas periferias conhecida como poetas vivos. Além do stand up comedy com Mayara Mattos e Nelly Coelho e as exposições.

IMG-20190814-WA0009

Comemoração dos 3 anos da sede Alvorada. (Foto: Maluza Gonçalves dos Santos)

O evento durou das 8h30 as 12hs onde o público infantil também pode se divertir com contação de histórias e recreação realizada por Tamara Gomes e oficina de capoeira para criança.

Compartilhe

Voltar ao topo