III Encontro de Escritores Negros do RS integra a 63ª Feira do Livro de Porto Alegre

By / 3 semanas ago / Cultura / No Comments

Sarau em homenagem a Oliveira Silveira, com presença de Sérgio Vaz, é destaque na programação

Oliveira-Silveira.-Foto-Neco-VarellaAEProfessor e poeta Oliveira Silveira. (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de identificar e trazer ao debate a produção literária negra, com seus autores e autoras, o III Encontro de Escritores Negros do Rio Grande do Sul ocorre entre os dias 4 a 7 de novembro, dentro da programação da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. O encontro tem como organizadores Oscar Henrique Cardoso, Lilian Rocha, Ana dos Santos, Eliane Marques, Deivison Moacir Cezar de Campos e Luís Maurício Azevedo e é uma iniciativa do Grupo Multiétnico de Empreendedores Sociais do Rio Grande do Sul. .

Nesta edição, o eixo do encontro é o debate sobre o que é a literatura negra e qual a relação que a produção literária tem com a África e suas Diásporas. Entre as atividades, estão previstas mesas de debate, um sarau em homenagem ao escritor Oliveira Silveira, com a presença de Sérgio Vaz, e o Slam Conexões, competição de poesias falas ou lidas.

Programação:

Dia 04/11 – 17h às 18h30min.
Sala: O Retrato – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Mesa 1 – “Que produção é essa que está sendo chamada literatura negra?”
Participantes:
Oscar Henrique Marques Cardoso: jornalista, escritor e secretário executivo da ONG Grupo Multiétnico de Empreendedores Sociais do Rio Grande do Sul.
Roberta Flores Pedroso: professora e mestre em Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Luiz Maurício Azevedo: professor, escritor, mestre em Comunicação pela PUCRS e doutorando em Teoria e História Literária pela UNICAMP.
Ana dos Santos: professora, poetisa e arte educadora, formada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em História: Territórios Negros: Patrimônio Afro-Brasileiro em Porto Alegre -UFRGS e aperfeiçoamento em História e Cultura Afro-Brasileira – Uniafro/UFRGS

Dia 05/11 – 17h às 18h30min
Sala: O Retrato – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Mesa 2 – Literaturas africanas e suas diásporas
Participantes:
Luiz Maurício Azevedo: professor, escritor, mestre em Comunicação pela PUCRS e doutorando em Teoria e História Literária pela UNICAMP.
Eliane Marques: poetisa e vencedora na categoria Poesia do Prêmio Açorianos de Literatura 2016, coordenadora da Escola de Poesia, coordenadora editorial da revista Ovo da Ema e auditora pública externa do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul
Lílian Rocha: poetisa e musicista, farmacêutica e analista clínica formada pela UFRGS, especialista em Homeopatia – ABH e facilitadora didata de Biodanza – IBF, tem formação em Educação Biocêntrica – CDH/UB
Deivison Moacir Cezar de Campos: Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Jornalista formado pela Unisinos e mestre em História Social pela PUCRS, com especialização em História Contemporânea na Fapa. Coordena o Bacharelado em Jornalismo, os cursos de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena da Universidade Luterana do Brasil.

Dia 05/11 – 19h
Teatro Carlos Urbim

Slam Conexões
Movimento de poesia falada que se consolida hoje no mundo e também nas principais cidades brasileiras, o Slam é uma competição de poesia falada/lida com regras e tempos definidos. O Slam Conexões irá reunir representantes dos coletivos de poetas urbanos Slam RS, Slam Liberta, Slam das Mina e Slam Peleia.
Disponibilizaremos 8 vagas, e sortearemos na hora os poetas/slammers que irão participar. As regras e formato são as mesmas de todos os Slams, 3 poemas autorais de até 3min, e sem nenhum adereço e/ou acessório, e 5 jurados escolhidos na hora.

Dia 07/11 – 19h
Tenda da Pasárgada

Sarau Oliveira Silveira

Com palavras, estrofes, versos e muita emoção, poetas gaúchos e portoalegrenses, expoentes da literatura negra gaúcha prestam uma homenagem a Oliveira Silveira. Professor, pesquisador, escritor e militante pela Igualdade Racial, Oliveira Silveira é considerado o nome mais importante na luta em favor da igualdade e combate ao racismo. O evento também contará com a participação especial do poeta paulistano Sérgio Vaz, que irá se integrar a este momento ímpar na história da poesia negra gaúcha.

A 63ª Feira do Livro de Porto Alegre é uma realização da Câmara Rio-Grandense do Livro em parceria com Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Patrocinadores máster: Braskem, BNDES, Zaffari. Banco Oficial da Feira: Banrisul. Seja Vero. Patrocínio Especial Encontros com o Livro: Santander Cultural. Patrocínio Especial Tenda de Pasárgada: SulGás. Patrocinador Especial da Praça de Alimentação: Dado Bier. Patrocinador Especial do Espaço do Conhecimento: Petrobras. Apoio Especial: Prefeitura de Porto Alegre. Financiamento: Pró-cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *