Canoas recebe os jogos do Grupo Canela Preta

By / 3 semanas ago / Esportes / No Comments

Assoc. Esportiva FarinhadaA Associação Esportiva Farinhada foi a campeã do 1º Torneio em Homenagem a Liga da Canela Preta em 2007. (Foto: Evandoir dos Santos/Negra Aldeia)

Da Assessoria de Comunicação, PMC

O Parque Municipal Eduardo Gomes recebe a 10ª edição dos jogos da Liga do Grupo Canela Preta. O evento acontece neste sábado (25) e tem entre os parceiros a Prefeitura de Canoas e, como anfitriã, a Sociedade Rui Barbosa. A agenda inicia às 9h30 e o encerramento será às 22h.

Entre as atividades está uma homenagem a história da Liga da Canela Preta. Um torneio de futebol reunirá 20 equipes – sendo duas femininas – mais seis times para crianças até 12 anos. Estarão presentes representantes de Canoas, Novo Hamburgo, Montenegro, Gravataí e Porto Alegre. Entre as partidas na agenda está um confronto entre jogadores nascidos no Haiti contra atletas de países africanos.

A partir das 15h, o Parque Eduardo Gomes também recebe apresentações artísticas e culturais, feira com afro-empreendedores com 20 estandes expositores, oficina de capoeira, conjuntos musicais e encerramento com a escola de samba Imperadores do Samba, campeã do carnaval de Porto Alegre este ano. No local ainda serão entregues materiais didáticos destacando personalidades negras que se organizaram para enfrentar o racismo no futebol gaúcho na década de 20.

Histórico 

A Liga da Canela Preta surgiu no fim do século XIX, quando os esportistas negros formaram times e clubes para que pudessem jogar futebol porque eram impedidos de jogar nos clubes dos brancos.

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *