Literatura e Gastronomia – Jantar Rachel de Queiroz

By / 1 mês ago / Eventos / No Comments

Literatura e Gastronomia - Mamadou Sene - Foto Daniela Maccali

A cozinha sertaneja e as receitas que serviam na fazenda Não Me Deixes, no Ceará da escritora Rachel de Queiroz, inspiram o chef Mamadou Séne e a jornalista Bete Duarte na composição do cardápio desse jantar bem brasileiro, que acontece na sexta-feira, dia 22 de setembro. O jantar Rachel de Queiroz é harmonizado pela Mundo Vino Brasil e no menu haverá brandade de bacalhau com vinagrete de pimenta de cheiro e cordeiro braseado, com purê de feijão de corda e farofa de castanha do pará. De sobremesa, creme brülée de milho com rapadura.

A primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras, Rachel de Queiroz adorava comer e observar o que os outros comiam. Na Literatura, trazia mulheres fortes, que ocupavam o lugar de destaque na narrativa de seus livros.

Na série Literatura e Gastronomia, as páginas de livros não reúnem apenas histórias criadas pela imaginação de seus autores. Elas revelam também as vivências dos escritores, seus gostos e suas trajetórias, disfarçados em ficção na vida de seus personagens. Uma revisita atenta a trechos dessas obras literárias pode servir de inspiração para a descoberta de sabores que estiveram em suas mesas e para releitura de cardápios que ganham um toque de modernidade. Nestes jantares, você vai degustar um delicioso cardápio, sempre inspirado em um grande nome da literatura.

Bete Duarte é jornalista, mestre em Comunicação Social e doutora em Teoria da Literatura pela PUC-RS. Foi editora do caderno Gastrô de Zero Hora e é especializada em jornalismo gastronômico.

Mamadou Séne é professor do curso de Gastronomia da Faculdade do Senac Porto Alegre e compartilha com seus alunos a experiência internacional adquirida em longa trajetória. Senegalês, tem em seu currículo formação na Ècole Supérieure de Gastronomie de Dakar e o comando de cozinhas como a do hotel Le Méridien, do Club Mediterranée e da embaixada Brasileira no Senegal, além de dois anos de trabalho na França.

Serviço

Período: dia 22 de setembro, sexta-feira

Duração: 120min

Horário: das 20h às 22h

Investimento: R$ 220,00 ou 6 X R$ 36,67as bebidas estão inclusas no valor do ticket

As matrículas podem ser feitas pelo site http://www.institutoling.org.br/index.php/cursos

O Instituto Ling também oferece bolsas para estudantes interessados nos temas do semestre.

Informações: (51) 3533-5700

Endereço: Rua João Caetano, 440 – Porto Alegre –  Atendimento de segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *