Maçambique de Osório RS, realiza manifestação na festa de Nossa Senhora do Rosário

By / 1 mês ago / Cultura / No Comments

WhatsApp Image 2017-10-13 at 19.19.40Da esquerda para a direita, Rainha Ginga: Francisca Dias, Rei de Congo: João Batista Rodrigues, Manoel Francisco Antônio, festeiros: José Manoel da Silva Borges, Isabel de Oliveira Borges, Marta César de Oliveira (filha da falecida Rainha Ginga Tomásia Oliveira), e  Rosa Griza. (Fotos: Fernanda Chemale)

Por Iosvaldyr Bitencourt Júnior

A Festa da Nossa Senhora do Rosário, também conhecida como Maçambique, ocorreu com grande sucesso, de 05 a 08 de outubro de 2017, no município de Osório RS. Durante os festejos aconteceram tríduos, procissões, missas e, sobretudo, danças e cantos do Maçambique nas ruas, igreja, salão e durante pagamentos de promessas.

A comunidade negra celebrou uma das suas principais santas protetoras, a Nossa Senhora do Rosário. O grupo Maçambique de Osório teve significativas perdas, desde o ano de 2016, com os falecimentos da Rainha Ginga – Severina Maria Francisca Dias, do Rei de Congo -Sebastião Antônio e do mais antigo tamboreiro Antônio Nunes da Silva (tio Antônio Neca), mas ganhou novo impulso pelo brilho da festa.

Neste ano, teve o início do novo reinado da Rainha Ginga Francisca Dias, sucedendo sua mãe e do Rei de Congo temporário João Batista Rodrigues. Na missa ocorrida no sábado, dia 07 de outubro, justamente Dia da Nossa Senhora do Rosário, foram apresentados quadros com a imagem dos que faleceram, a fim de homenagear os que se foram. Os quadros farão parte do acervo iconográfico do Maçambique.

A Festa do Rosário teve como festeiros o casal Luiz Alberto Lopes dos Santos e Ana Bela Lemos Costa dos Santos. Ainda no domingo, o Maçambique recebeu a visita do grupo cultural Maracatu Truvão de Porto Alegre participando de momento artístico. No transcurso das festividades, a produtora de cinema Paraíso Plural documentou imagens da festa e fez entrevistas, para a realização de vídeo para o projeto Visceral Brasil – Raízes da música, que será veiculado, em 2018, em mais de 600 tevês educativas, na Europa e em países de língua portuguesa. Assim como desejou a rainha que se foi, o tambor continua batendo firme e forte, rumo ao futuro.

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *