Morre Valmir Louruz, técnico que levou Juventude a título da Copa do Brasil

By / 4 anos ago / Esportes / No Comments

Morreu nesta quarta-feira, aos 71 anos, o técnico Valmir Louruz, conhecido por ter levado o Juventude ao inédito título da Copa do Brasil de 1999.

Ele teve um mal súbito em sua casa, foi levado ao Hospital Santa Casa de Misericórdia em Porto Alegre – sua cidade-natal -, mas não resistiu.

“O Esporte Clube Juventude lamenta profundamente o falecimento de Valmir Louruz, 71 anos, em Porto Alegre. Ex-treinador do Juventude, foi o grande responsável pela maior conquista do clube em toda a história: a Copa do Brasil”, disse a equipe de Caxias em nota. “Profissional de fino trato e respeitadíssimo em todos os lugares em que passou, deixa um legado inesquecível no futebol, especialmente no Esporte Clube Juventude, clube que sempre lembrará e saudará seu nome, seus atos e suas conquistas. A tristeza toma conta do Jaconi e a direção do Juventude se coloca à disposição dos familiares, desejando força e condolências. Justamente por isso, o presidente Raimundo Demore decreta luto oficial de três dias, com a bandeira alviverde a meio mastro”.

Ex-zagueiro, o gaúcho foi tricampeão estadual pelo Inter (1969 a 1971) e atuou também por Palmeiras, Pelotas, Juventude, Caxias e CSA. Como treinador, esteve à frente de Vitória, Náutico, Paysandu, Internacional e vários times do Rio Grande do Sul.

Sua consagração veio em 1999. Com vitórias sobre Guará-DF, Fluminense (com direito a 6 a 0 no jogo de volta após derrota por 3 a 1 na ida), Corinthians (dois triunfos), Bahia (nos pênaltis) e Internacional (4 a 0 na volta), o Juventude de Valmir Louruz chegou à final da Copa do Brasil para enfrentar o Botafogo.

Na ida, em Caxias, vitória por 2 a 1, gols de Fernando e Márcio Mexirica.

Na volta, o time jaconero segurou o empate sem gols e deu sua volta olímpica mais festejada em pleno Maracanã. O Juventude foi a campo no Rio de Janeiro com: Émerson; Marcos Teixeira, Índio Alagoano, Picoli e Dênis; Roberto, Lauro (Kiko), Flávio e Mabília (Gil Baiano); Maurílio e Márcio Mexerica (Alcir).

Fonte: ESPN

Admin

The author didn't add any Information to his profile yet.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *