Movimento Afro Raízes do Vale participa do desfile de aniversário da cidade de Gaspar

By / 1 mês ago / Cultura / No Comments

WhatsApp Image 2017-03-26 at 11.34.39

Da Redação

Município de Gaspar, em Santa Catarina, comemorou 83 anos de emancipação política no dia 18 de março com várias atividades celebrativas organizadas pela prefeitura e realizadas durante o final de semana. A programação contou com o tradicional desfile de culturas e atividades esportivas, sendo encerrada com uma celebração religiosa ecumênica. O município, que está localizado na região do Vale do Itajaí, possui uma população 66.213 habitantes, na qual os negros representam 2,17%, conforme último censo do IBGE em 2016.

Um dos destaques no desfile das etnias que compuseram o desenvolvimento econômico do município foi o da cultura negra representada pelo Movimento Afro Raízes do Vale, entidade organizada recentemente por Almir Antônio Tavares, Marcio João Custódio, Ana Paula do Nascimento da Silva, Avelino João da Silva, Manoella Mattos e Sandra Regina Tavares (secretárias), todos presentes  ao evento. O trabalho do Movimento Raízes é inspirado nos ideais culturais negros deixados pelo Grupo Axé, que teve sua fundação em 08 de novembro de 1997 e tinha como meta despertar comunidade negra local para a luta por conquistas de igualdade de direitos e de oportunidades sociais, em especial no mercado de trabalho e no ensino educacional universitário.

Trajando vestimentas num estilo étnico afro-brasileiro, crianças, jovens, homens, mulheres e idosos que compõem a comunidade Afro Raízes levaram o seu colorido especial às ruas de Gaspar, em mais um aniversário do município, reafirmando sua presença e resistência em preservar as tradições ancestrais e a identidade negra na cidade. A simbologia religiosa de matriz africana dos Orixás foi marcada por uma performance representando Oxum.

Veja mais imagens:

 

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *