“Novembro Negro Expandido” leva profissionais negras para representar a Bahia em Feira do Livro no México

By / 1 mês ago / Cultura / No Comments

Camila de Moraes_Natasha MontierA editora da revista eletrônica Camila de Moraes. (Fotos: Divulgação)

No mês da consciência negra no Brasil, o projeto “Novembro Negro Expandido” do Programa Flotar, integrará a programação oficial da 31ª Feria Internacional del Libro de Guadalajara, México. As atividades brasileiras acontecem entre os dias 28 e 30 de novembro no setor direcionado ao país identificado como Destinação Brasil.

Manuela Nascimento_Lissandra PedreiraA historiadora e escritora Manoela Reis. (Foto: Divulgação)

Neste ano, o projeto “Novembro Negro Expandido”, tem a curadoria da baiana Juci Reis, levará ao México duas profissionais negras para representar a Bahia. A historiadora e escritora Manuela Nascimento e a jornalista e editora da revista eletrônica Acho Digno Camila de Moraes irão juntas desenvolver uma série de ações na programação da Feira com o intuito de possibilitar um intercâmbio cultural, uma troca de bens ligados a literatura, história, arte e cultura afrobrasileira. A proposta também é apresentar uma linha editorial que está sendo produzida na Bahia por meio de obras físicas e digitais como livros, textos acadêmicos e artigos. O livro “Africadeus: O repercutir da música negra”, sob a trajetória do músico e compositor Naná Vasconcelos e as edições da revista eletrônica Acho Digno serão debatidos com o público por Manuela Nascimento e Camila de Moraes. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Feira Internacional del Libro de Guadalajara 

Criada em 1987 é organizada pela Universidade de Guadalajara e realizada anualmente a partir do último sábado de novembro e por um período de nove dias. A Feira é reconhecida pelo seu potencial de trocas colaborativas, redes e contatos internacionais. Cerca de dois mil autores participam do evento. Neste ano o país convidado de honra é Madrid. A Feira é um dos eventos anuais mais importantes do gênero no mundo de língua espanhola e foi concebida como um festival cultural em que a literatura é a espinha dorsal, com um programa no qual participam autores de todos os continentes e diferentes línguas, bem como um espaço para discussão acadêmica sobre os grandes problemas que atravessam nosso presente.

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *