O protagonismo da mulher negra foi exaltado no IV Afro Divas em Florianópolis

By / 2 meses ago / Diversão / No Comments
WhatsApp Image 2017-08-28 at 10.49.51
O estilista senegalês Karo Modou (à esquerda), apresenta roupas com estilos para diversas gerações. (Foto: Genésio Fotos)
Da Redação
Promovido pelo Coletivo Pretas em Desterro, de Florianópolis SC, o “IV Afro Divas” foi realizado no sábado 26 de agosto, a partir das 14h, no Museu da Escola Catarinense – Mesc. O evento composto por exposição, comercialização de produtos e acessórios, oficinas de turbantes, maquiagem e cabelo, além de apresentações artísticas: De hip hop com a Rapper Jussara Lima e a Bateria das Minas, performance de dança de Solange Adão, desfile de moda com o afro estilista senegalês Kara Modou. A promoção foi mais uma vez prestigiada por centenas de participantes.

Assuntos relacionados a população negra como afro empreendedorismo, doenças sexualmente transmissíveis, saúde bucal e crianças negras importam, também foram amplamente discutidos no espaço Papo das Pretas. Com foco no empoderamento, valorização e protagonismo da mulher negra o Afro Divas está na sua quarta edição com muito sucesso. Em sua proposta de ação solidária a promoção arrecadou produtos de higiene pessoal que serão doados para mulheres encarceradas.

Origem do encontro

O comitê impulsionador da marcha das mulheres negras de Florianópolis iniciou esses encontros em 2014 para organização e mobilização de mulheres negras de SC para participar da Marcha das Mulheres Negras que aconteceu em Brasília no dia 18 de Novembro de 2015. O mesmo grupo, após esta Marcha se fortalece e criou o Coletivo de Mulheres Negras Pretas em Desterro.

A iniciativa colaborativa contou com os seguintes apoios: Neab/Udesc, Mesc – Museu da Escola Catarinense, Cepa, Sinjusc, Sindprevs, Deputado Cesar Valduga, Sindprevs.

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *