OAB/RS On-line – II Seminário Teresa de Benguela: Mulheres Negras na Política

OBJETIVO

Dia 25 de julho foi consagrado como um marco em homenagem àquela que liderou um quilombo na luta pela liberdade e emancipação das negras e negros no Brasil. Teresa de Benguela foi uma líder quilombola que viveu no atual estado de Mato Grosso, no Brasil, durante o século XVIII. “Teresa se tornou a rainha do quilombo, e, sob sua liderança, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas, sobrevivendo até 1770, quando o quilombo foi destruído pelas forças de Luís Pinto de Sousa Coutinho e a população, morta ou aprisionada.”

PÚBLICO DE INTERESSE

Advogados(as) e público em geral.

PROGRAMAÇÃO

Abertura 

Karla Meura

Presidente da Comissão Especial de Igualdade Racial – CEIR – da OAB/RS.

Fernanda Osório

Diretora de Cursos Permanentes da ESA/RS.

Painel: Mulheres Negras na Política

Karla Meura

Presidente da Comissão Especial de Igualdade Racial – CEIR – da OAB/RS.

Kenia Maria

Atriz, escritora, ativista e defensora das mulheres negras na ONU MULHERES.

Silvia Cerqueira

Presidente da Comissão Nacional de Promoção da igualdade – CNPI – do Conselho Federal da OAB.

Bruna da Rosa

Advogada militante das questões de Raça e Gênero, especializanda em Direito Público; Coordenadora do GT Mulheres Negras Advogadas da CEIR da OAB/RS.

Letícia Padilha

Advogada. Mestra em Direito. Membro da CEIR, CVEN e CMA/OABRS. Integrante do MNU.

Mauren Amaral

Advogada, Secretária-geral adjunta da OAB Subseção Rio Grande, Presidente da CEIR da OAB Subseção Rio Grande.

Gizane Mendina

Defensora Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Coordenadora do GT para Igualdade Racial do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública e membra da CVEN OAB/RS.

Eliane Marques

Poeta, ensaísta, editora. Especialista em Economia, Política e Direitos Fundamentais. Mestre em Direito Público. Auditora Pública Externa do TCE/RS.

Inscrição e participação no evento passo a passo:

1º – À direita em Inscrições “Público em geral” selecionar no botão + o número 1 e clicar em continuar;

2º – Preencher o formulário e clicar em finalizar;

3º – Ao término desta etapa, você receberá no e-mail informado, um link e senha de acessos ao evento, que será transmitido pela plataforma Zoom. Se você não a possui, aconselhamos baixar a ferramenta (https://zoom.us/download) – opção cliente zoom para reuniões – no seu computador ou smartphone;

4º – No dia do evento, clicar no link e digitar a senha informada. Cinco (5) minutos antes do início do evento a sala será liberada;

5º – Para uma melhor dinâmica do evento, as câmeras e microfones dos participantes serão desabilitados, ficando somente visíveis e audíveis os palestrantes e mediadores;

6º – As perguntas devem ser feitas pelo chat, e serão respondidas após o término da palestra, conduzidas pelo mediador do evento, se o tempo permitir.

7º – Após o término do evento, enviaremos para o e-mail informado uma pesquisa de satisfação. Participe, sua opinião é importante para nós.

Dúvidas nos contate pelo e-mail agenda@oabrs.org.br

Obrigado e um ótimo evento!

Equipe OAB/RS

Políticas do evento

Edição de participantes
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantes

Sobre o organizador

OAB/RS – Ordem dos Advogados do Brasil – RS

A trajetória da OAB no Rio Grande do Sul é marcada pelo protagonismo da entidade e o engajamento de advogadas e advogados gaúchos desde abril de 1932, quando foi fundada. Desde o início, a OAB/RS compreende a importância de ser uma entidade forte, modelo, aguerrida e atuante, com o objetivo principal de representar a advocacia gaúcha e buscar atender seus pleitos. O momento atual da Ordem gaúcha é de crescente engajamento dos advogados com a entidade, bem como com a Escola Superior de Advocacia.

Compartilhe

EXPLORE TAMBÉM

Voltar ao topo