Oficina de Gênero e Raça 2018, em Curitiba. Inscrições abertas

By / 9 meses ago / Geral / No Comments
Este ano a Rede Mulheres Negras – PR realiza a décima edição da Oficina de Gênero e Raça, com o tema “Direitos, Comunicação, Juventude e Saúde”. A Oficina acontece desde a fundação da organização e, neste ano, será nos dias 02, 03 e 04 de fevereiro, na Casa do Trabalhador (Rua João Baptista Gabardo n°144 – Sítio Cercado – Curitiba – PR).

As inscrições estão abertas e são limitadas a  35 vagas. No dia 17 de janeiro as inscrições se encerram e as candidatas selecionadas receberão confirmação de sua inscrição por e-mail.

A oficina

Nos dias 04, 05 e 06 de fevereiro de 2006, mulheres negras vindas de diversos espaços sociais onde já protagonizavam o debate sobre racismo e gênero focaram em três perguntas: Quem somos? O quê queremos? Para onde vamos? Entenderam que era preciso trabalhar em rede e de forma articulada para fortalecer as ações individuais. A Rede Mulheres Negras – PR nasceu no dia 06 de fevereiro de 2006.

As mulheres negras paranaenses entenderam que o segundo passo era um mergulho nas questões de gênero e raça. Como um curso de formação e construção da organização nasceu também a Oficina de Gênero e
Raça, que é realizada até hoje pela RMN-PR. Um espaço onde todas tivessem a oportunidade de se reunir uma vez ao ano para aprofundamento destas questões.

“Uma só pessoa não contemplava tudo aquilo que nós éramos naquele momento. Naquele momento nós éramos uma rede. Éramos muitas mulheres juntas. Todas com sua cor e com a sua história. E não cabia, naquele momento, um único nome. Tinha que ser uma rede. E foi assim que nasceu a Rede de Mulheres Negras do Paraná”. ( Ângela Martins sobre a Oficina de fundação da RMN-PR).

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *