Olodum recebeu Otumfuo Osei Tutu II, Rei dos Ashanti, no Pelourinho

By / 1 mês ago / Brasil / No Comments

Rei-OseiTutuIIO Rei Otumfuo é recepcionado por João Jorge presidente do Olodum. (Fotos: Guido Sampaio/Divulgação)

Da Revista Quilombo

O Olodum recebeu Otumfuo Nana Osei Tutu II, o Rei dos Ashanti, da República de Gana. A visita aconteceu, pontualmente, às 15h na Escola Olodum, de onde o Rei se dirigiu a Casa Olodum para receber lideranças e figuras políticas do Movimento Negro da Bahia.

Otumfuo Nana Osei Tutu II foi recepcionado por dançarinos, jovens negros dos projetos do bloco e pela ala de canto nas ruas do Centro Histórico da cidade.

Osei Tutu II é o 16º Rei dos Ashanti e descendente direto do fundador do Império Ashanti, Osei Tutu I. Ele assumiu o trono em 26 de abril de 1999 e é reconhecido como uma figura visionária por seu compromisso e preservação da herança cultural do país. A majestade também já foi hóspede oficial de diversos líderes mundiais, como Nelson Mandela e a Rainha Elizabeth, do Reino Unido.

Osei Tutu II também é  Doutor  Honoris Causa das seguintes universidades: Essex County College Newark, EUA (2001); University of Maryland, Eastern Shore,  EUA (2001); Savannah State University, EUA (2001); University of Glasgow , Escócia (2001); Kwame Nkrumah University of Science/Technology, Gana (2001); University of Ghana, Legon, Gana (2004); Igbinedeon University, Okada, Nigeria (2007) e Metropolitan University, Londres, RU (2007).  E também foi convidado para ocupar o posto honorário de Reitor da Universidade de Ciências e Tecnologia, em Kumasi, Gana.

O prefeito ACM Neto recebeu o rei do Império Ashanti em Gana no Palácio Thomé de Souza. Esse encontro foi parte da programação da visita da autoridade, responsável pela criação do “Fundo Otumfuo para Educação” para promoção da educação de qualidade que envolve 5 mil crianças; e pela fundação para apoio a crianças vítimas de Aids. Na ocasião, foram apresentados projetos sociais desenvolvidos em Gana e possíveis colaborações de Salvador a essas iniciativas.

Em 2014, Gana foi homenageada pelo Olodum, no carnaval onde o tema do bloco foi “Ashanti o trono dourado. Rainha Yara Ashanteaa”. Nesta época, membros da Monarquia real, e depois diplomatas Ganenses conheceram a instituição. Hoje, o rei retornou ao solo soteropolitano sobre os cuidados do presidente João Jorge, que em sua fala lembrou as aproximações dos povos negros baiano e ashanti e de como os afros descentes se assemelham em seus trajes aos povos africanos. João Jorge também lembrou que “Em solo baiano a majestade Ashanti está em casa” e demonstrou o orgulho de já ter recebido outras personalidades africanas na instituição.

Emocionado, o presidente do Olodum, também falou que “A presença ancestral dos descendentes de Osei Tutu nos influencia a mudar a história do Brasil porque  tê-lo aqui é mais que uma viagem espiritual. É abrir portas para a educação e trocas  entre a cidade de Kumasi e a cidade de Salvador”. João Jorge ainda sugeriu que o governo da Bahia e a prefeitura transformem Salvador em uma cidade “irmã gêmea” da capital de Gana.

O Rei Osei Tutu II agradeceu a receptiva, tirou fotos com convidados, assistiu as apresentações do Olodum, depois partiu para cumprir outras agendas na cidade.

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *