Olodum vai receber Otumfuo Nana Osei Tutu II, Rei dos Ashantis

By / 2 meses ago / Cultura / No Comments

wpid-792x396xoseitutujpgpagespeedicFo1EVwt4M(Foto: Reproducão/Ghnewsnow)

 

Do BN

Depois de receber três vencedores africanos do Prêmio Nobel da Paz, o Olodum vai receber Otumfuo Nana Osei Tutu II, o Rei dos Ashanti, da República de Gana. A visita será realizada no próximo dia 16, às 15 horas, no Pelourinho. O monarca será recebido por percussionistas, dançarinos, sombreiros e bandeiras. Na Casa do Olodum, o presidente João Jorge fará as saudações contando um pouco da história do grupo.

“Os Ashanti vieram para a Bahia e o Maranhão, da costa do Ouro na África, e tem um poderoso simbolismo em todo o continente e na diáspora, por serem um dos pilares do Pan africanismo. A cidade do Rei Osei Tutu Kumasi e a base da Universidade NKrumah”, afirma João Jorge. Na ocasião, haverá ainda um coquetel e o encerramento do encontro vai contar com banda e os cantores na sacada da Casa do Olodum. Otumfuo Osei Tutu II é o 16º Rei dos Ashanti e descendente direto do fundador do Império Ashanti, Osei Tutu I.

Ele assumiu o trono em 26 de abril de 1999 e é reconhecido como uma figura visionária por seu compromisso com a preservação da herança cultural do país, ao mesmo tempo em que alia modernidade e tradição com a promoção da paz, da estabilidade, da educação, da saúde e do desenvolvimento econômico de seu povo.

Desde que assumiu o trono, o rei foi hóspede oficial de diversos líderes mundiais, como Nelson Mandela, a Rainha Elizabeth, do Reino Unido; a Rainha Beatrix, da Holanda; e James D. Wolfensohn, ex-presidente do Banco Mundial, para citar alguns.

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *