Participação das mulheres negras na política é tema de evento no Recife

Juntas, primeira candidatura coletiva de Pernambuco, deputadas estaduais em coletiva na praça do Derby. Em foto: Robeyonce Lima, primeira trans advogada do norte-nordeste. Nesta segunda (08). (Foto: Marina Curcio/ESP. DP)

Por Danielle Santana, do DdP

Com o objetivo de debater o desenvolvimento da participação e representatividade da mulher na política, o Fórum Nordeste Mulheres Negras e Poder será realizado na capital pernambucana entre os dias 6 e 8 deste mês.

O evento contará com a presença de cerca de 70 pré-candidatas dos nove estados do Nordeste discutindo os entraves e desafios para maior inserção da mulher negra no cenário político. Os encontros serão direcionados às mulheres negras que atuam ou desejam atuar em cargos políticos, de partidos, ativistas e lideranças comunitárias da cidade e do campo. Estarão presentes as deputadas Robeyoncé Lima (PSOL-PE), Érica Malunguinho (PSOL-SP) e Marilene Alves (PT-MG).

A programação terá início na quinta-feira (6), com o painel Democracia e Poder: a realidade das candidaturas de mulheres negras no Brasil, com a participação de Valdecir Nascimento, integrante da Rede Latino Americana de Mulheres Negras.

Na sexta-feira (7), a programação segue em Olinda com destaque para a apresentação da experiência da América Latina – Mulheres Negras e Insegurança na América Latina, com a colombiana Loretta A. M-Moreno. No painel, a Co-deputada pernambucana das Juntas, Robeyoncé Lima, debaterá o que é ser uma mulher negra trans parlamentar num processo de eleição.

No dia (8) o evento contará com dois painéis sobre a Juventude Negra e Eleições: desafiando o racismo e o adultocentrimo, com a participação de Gilmara Santana da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, e Eleições de 2020: possibilidades e desafios para o fortalecimento à mulheres negras candidatas, com Mônica Oliveira, Assessora das Co-deputadas Juntas.

Serviço:

Fórum Nordeste Mulheres Negras e Poder

06 a 08 de Fevereiro de 2020

Dia 06/02 (Aberto ao público), às 19h, no Sindicato dos Bancários, na Rua Manoel Borba564 – Boa Vista, Recife – PE

Dias 07 e 08/02 (Fechado só para inscritas), a partir das 9h, Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia da Frassinetti, na Ladeira Sé, s/n , Olinda – PE

Compartilhe

Voltar ao topo