Pedra Redonda – apresenta: “TRANSPARÊNCIA” Jordana Henriques/2020

Capa do álbum virtual de Jordana Henriques. (Foto: Luis Ferreirah)

Depois de Aquário, seu primeiro EP lançado em 2018, a cantora, violonista e compositora Jordana Henriques se despe dos instrumentos elétricos e num ato de valentia lança Transparência, seu primeiro álbum no formato voz e violão. A partir do dia 15 de maio, sexta-feira, o álbum estará em todas as plataformas digitais.

Transparência é a qualidade daquilo que permite passar luz e ver nitidamente o que está por trás, assim como uma conduta transparente é aquela que foge da ambiguidade, busca clareza e limpidez. A transparência por si só pode carregar luminosidade também. Dessa forma é que a cantora tem se colocado no mercado da música: cheia de autenticidade, transparência e brilho.

Neste álbum inteiramente autoral, Jordana Henriques apresenta sete canções de forma orgânica na voz e no violão, todas gravadas ao vivo. Um dia, poucas horas e no máximo três takes de cada música foram o suficiente para captarmos o Transparência.

Sua musicalidade e vivacidade rítmica são evidenciadas por arranjos cheios de identidade, suavidade e força com a interpretação que cada canção merece, sem desvincular-se da sonoridade pop comum às composições da artista. Jordana nos conduz aos mais diversos ritmos, saudando sua ancestralidade negra através de referências como ijexá, funk, blues, soul, rock e pop, anunciando uma artista ainda mais inventiva e segura.

Jordana é intensa. A poesia das suas canções versa sobre os sentimentos humanos comuns a todos: amor, saudade, paixão e lamento através de um vocabulário direto e muito atual. Suas letras são de uma simplicidade tão sincera que somos fortemente arrebatados pela junção perfeita de todas as qualidades da artista.

Mais madura e camaleônica nesse segundo trabalho, a cantora parte de uma perspectiva intimista comunicando-se de forma cada vez mais clara com o público, que já canta junto seus refrões, antes mesmo do lançamento do disco. As composições, carregadas de uma bagagem pessoal e temas existenciais, evocam uma personalidade dançante e por vezes introspectiva.

O formato voz e violão permitiu que a cantora acessasse seus infinitos recursos vocais e se divertisse no processo da gravação, transportando o ouvinte para uma roda de música na sala de casa, onde a atenção fica inteiramente voltada para ela.

Jordana é potência criativa. Transparência veio ao mundo! Boa viagem.

Depoimentos

Uso muito a música como terapia também, tanto que eu não consigo guardar, eu tenho que escrever os processos que eu to passando. Esse disco é muito isso, eu bater de frente. Depois que ouvi como ficou me deu aquela coisa assim: nossa, é a minha voz, é o meu violão, é o jeito que eu toco, é o jeito que eu sinto. Minha essência – Jordana Henriques

É um desafio fazer um disco violão e voz. Daria pra botar mil coisas em cima, que é o que normalmente se faz. Mas a gente optou por outro caminho: um lance bem verdadeiro, bem cru, ela ali na sala, sentada. É como se fosse passar uma tarde com ela. Quando ela tá na casa, é assim – Wagner Lagemann, engenheiro de som

Sobre Jordana Henriques Depoimentos

Jordana Henriques é cantora e compositora natural de Caçapava do Sul/RS, onde iniciou sua carreira aos 8 anos de idade. No entanto, já adolescente na cidade de Santa Maria, foi que amadureceu seu trabalho ingressando no coletivo musical EntreAutores, lançando seu primeiro trabalho autoral solo intitulado “Aquário”, além de formar a banda Pegada Torta, com a qual assina o EP “Epé” (2019).

No ano de 2019, Jordana integrou a turma de residência artística do Projeto Concha em Porto Alegre. Financiado pela Natura Musical foram oito meses de atividades dedicadas a promover visibilidade e autonomia para mulheres na música. A artista, hoje com 25 anos, reside em Porto Alegre onde fortalece a sua carreira como compositora com influências da MPB e Soul Music.

Ficha técnica

Composições, voz e violão: Jordana Henriques
Produção musical: Jordana Henriques e Paola Kirst
Assistente de produção: Pedro Borghetti
Engenheiro de som: Wagner Lagemann
Gravação, Edição, Mixagem e Masterização: Estúdio da Pedra Redonda por Wagner Lagemann

Fotografia: Luis Ferreirah
Projeto Gráfico: 229 Visuais por Vitória Proença
Produção Executiva: Paola Kirst e Tamiris Duarte

Redes sociais

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/jordanahenriquesoficial/

FACEBOOK: https://www.facebook.com/jordanahenriquesoficial/

Vídeos e músicas

VIDEOCLIPE GOTA

EP AQUÁRIO – SPOTIFY

https://goo.gl/jqgWjc

CANAL DA ARTISTA

https://www.youtube.com/channel/UCJbqVKcKXvRIDdnNUn1oRcg/featured

MINHA VOZ

A PALAVRA CORTA – PEGADA TORTA

A VIDA É ASSIM

RADAR TVE

Compartilhe

Voltar ao topo