Poeta negro Oliveira Silveira recebe homenagem da Rádio da Universidade

Ao longo da próxima semana, o programa ‘Da Estante’ celebra a personalidade falecida em 2009

Oliveira Silveira ficou conhecido como o poeta da consciência negra por ter, junto ao grupo Palmares, contraposto o 13 de maio. (Crédito Tânia Meinerz)

Do Coletiva Net

Na próxima segunda-feira, 16, o comunicador, escritor, professor e ativista Oliveira Silveira, falecido em 2009, faria 80 anos. Para marcar a data, ao longo da próxima semana, o programa ‘Da Estante’, da Rádio da Universidade, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), prestará uma homenagem a essa personalidade que, em 1965, graduou-se em Letras pela instituição.

De 16 a 20 de agosto, sempre às 20h, serão apresentadas leituras de poemas de Oliveira Silveira nas ondas da rádio. A narração será de Naiara Silveira, filha do escritor. Os poemas serão contextualizados com informações sobre sua vida e obra. Ao final da semana, será disponibilizado um compilado das leituras em formato de podcast, nas principais plataformas de streaming.

 

Oliveira Silveira ficou conhecido como o poeta da consciência negra por ter, junto ao grupo Palmares, contraposto o 13 de maio, o dia da assinatura da Lei Áurea, substituindo-o pelo 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra, em valorização a Zumbi dos Palmares. Em novembro de 2021, completam-se 50 anos da histórica primeira celebração dessa data, que aconteceu em 1971.

O programa ‘Da Estante’ pode ser acompanhado pelos AM 1080 ou em no site. Os podcasts ficam disponíveis no blog da redação.

Compartilhe

EXPLORE TAMBÉM

Voltar ao topo