Pré-estréia de “O Caso do Homem Errado” no cinema

Jucara Pinto viuvaJuçara Pinto viúva de Júlio César. (Foto: Divulgação)

O documentário longa-metragem “O Caso do Homem Errado” tem sessão de pré-estreia em Porto Alegre no próximo dia 11 de maio. A exibição acontece, às 20h, no Cine Capitólio. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente. Antes da sessão, será realizada uma marcha da Esquina Democrática até o cinema, para denunciar a violência dos órgãos de segurança contra a população negra. A concentração para o ato começa às 18h.

O filme conta a história do jovem operário negro Júlio César de Melo Pinto, que foi executado pela Polícia Militar, nos anos 1980, em Porto Alegre. O crime ganhou notoriedade  após  a imprensa divulgar fotos  de Júlio sendo colocado com vida na viatura e chegar, 37 minutos depois, morto a tiros no hospital.

O filme traz o depoimento de Ronaldo Bernardi, o fotógrafo que fez as imagens que tornaram o caso conhecido, da viúva do operário, Juçara Pinto, e de nomes respeitados da luta pelos direitos humanos e do movimento negro no Brasil. Além do caso que dá título ao filme, a produção discute ainda as mortes de pessoas negras provocadas pela polícia. A Anistia Internacional, inclusive, fala de genocídio da juventude negra devido ao grande número de jovens negros assassinados pelas forças de segurança no País.

O documentário foi produzido de maneira independente pela produtora gaúcha Praça de Filmes e contou com equipamentos de última geração. A direção é da jornalista e realizadora Camila de Moraes, nascida no Rio Grande do Sul, mas residente em Salvador. O filme tem duração de 70 minutos e foi finalizado em 2017.

Serviço

O quê: O Caso do Homem Errado

Quando: 11 de maio de 2017, às 20h, (sessão única)

Onde: Cine Capitólio, Rua Demétrio Ribeiro, 1085, esquina Av. Borges de Medeiros, centro, Porto Alegre

Quanto: R$ 10,00 (inteira), R$ 5,00 (meia)

Mais informações: https://ocasodohomemerrado.wixsite.com/meusite-1,

Contato: Mariani Ferreira (produtora executiva), (51) 9 8538-2623

E-mail: batistamariani@gmail.com

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *