Programação da Semana de Hip Hop será lançada nesta terça-feira

By / 3 meses ago / Diversão / No Comments

image

A programação da 11ª Semana Municipal de Hip Hop de Porto Alegre será lançada em evento nesta terça-feira, 5 de setembro, das 15h às 19h, no Largo Glênio Peres, e avançará, a partir do dia 29 de setembro, por diferentes regiões da cidade. E, para aumentar a abrangência do evento, que neste ano voltará a contar com apoio da prefeitura, a programação será ampliada por mais quatro semanas, terminando em 29 de outubro e culminando com a competição de dança de rua, B. Boys na Peleia. Todas as atrações têm entrada franca.

“Eventos como esse podem mudar o rumo de muitas vidas. Procuramos fazer as ações onde os índices de violência são altos. Professores dessas comunidades nos contaram, depois, que muitos alunos problemáticos mudam de comportamento após as oficinas e apresentações. Eles percebem que o hip hop se torna uma alternativa de trabalho, como dançarino ou coreógrafo, por exemplo. Isso é gratificante”, explica o B.Boy Juquinha, um dos coordenadores da Semana do Hip Hop de Porto Alegre.

Nesta terça-feira, 5 de setembro, em festa no entorno do Mercado Público, será divulgada a programação completa. O evento terá quatro horas de duração, reunindo DJs, B.Boys (dançarinos de rua), grafiteiros e MCs. Performances e oficinas marcarão o lançamento da programação. Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e organizado pelo Fórum Permanente do Hip Hop Gaúcho, o festival tem o objetivo de valorizar e difundir a cultura hip hop, mostrando, além da música, a ideologia, a linguagem, as formas de vestir e de se expressar.

“Essa parceria com o Fórum Permanente do Hip Hop é um marco importante para legitimar e valorizar a manifestação de uma linguagem que é ligada organicamente a Porto Alegre. É impressionante a força que o movimento hip hop tem na cidade, e promover esse evento é o reconhecimento de uma expressão artística forte e popular”, elogia o secretário da Cultura, Luciano Alabarse.

O roteiro de apresentações e oficinas gratuitas vai mobilizar as comunidades de diferentes regiões da cidade, do Rubem Berta à Lomba do Pinheiro, e da Restinga ao Sarandi, e se encerra com o seminário 5º Elemento, o conhecimento, debatendo temas relacionados à cultura, de forma ampla, e envolvendo comunidades e poder público em torno do tema, além de promover projetos, ações e empreendimentos ligados ao movimento hip hop. O seminário ocorre no dia 25 de outubro, das 14h às 18h, na Sala Álvaro Moreira (av. Erico Veríssimo, 307).

Inicialmente mais relacionado à periferia, o hip hop ganhou corpo e importância na capital gaúcha a partir dos anos 1980. A semana municipal foi assegurada com a Lei 10.378/08, como forma de mobilizar recursos humanos e financeiro para o incentivo aos elementos dessa cultura, formação de multiplicadores e para desconstrução da cultura de violência e do uso de drogas, entre outros objetivos.

A competição

Em 29 de outubro, uma das grandes atrações será o B.Boys na Peleia, competição de dança de rua, encerrando o mês de comemorações. Da disputa participam Black Dance (grupo feminino, com integrantes de projetos sócio educativos), Tay (apresentação solo) e B.Boys Style (grupo formado alunos de abrigos e educadores).Na batalha de dança de rua, cada grupo terá o tempo de 10 minutos para desenvolver suas performances. Serão avaliados por um grupo de jurados profissionais, entre eles o gaúcho Rubens Tavares, escolhido para fazer parte do quadro de dançarinos do Cirque du Soleil.

Serviço
O que: Lançamento da programação da Semana Municipal de Hip Hop
Onde: Mercado Público, junto ao largo Glênio Peres
Quando: dia 5 de setembro
Horário: das 15h às 19h
Intervenções culturais: Gangster, Sintonia, Usmanus,  Função RV, Conjunção, Os Catrefa, Conscient Ments, Negra Day, The Monkey, Black Luz

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *