Duan Kissonde, revelação da poesia, abre a programação no mês de abril do Sopapo Poético

DSCN0053

Duan Kissonde, revelação da poesia, abre a programação no dia 12 abril

A programação do Sopapo Poético ponto negro da poesia, sarau que se afirma como um espaço consagrado à poesia e à música negras, tem continuidade no mês de abril, com programação intensa e descentralizada. A iniciativa da Associação Negra de Cultura (ANdC) tem a finalidade de promover ações de promoção e difusão da literatura afro-brasileira e recebeu financiamento da Bolsa de Fomento à Literatura, do Ministério da Cultura (MinC).

 O poeta Duan Kissonde (RS) é a atração no próximo dia 12 de abril, terça-feira, às 19h30min, no Sarau Juventude Negra, que se realiza na Escola Técnica Estadual Bernardo Vieira de Melo, em Esteio/RS, com entrada franca.  O sarau convoca a uma reflexão acerca da violência sobre a juventude negra e o enfrentamento do racismo por meio da poesia e da literatura negra.

Duan Kissonde é um jovem poeta da periferia de Porto Alegre. Acadêmico do curso de História da UFRGS é considerado um talento emergente da poesia negra gaúcha. Inspirado por Oliveira Silveira, Éle Semog, Sérgio Vaz e Sabotage, segue fazendo a sua militância poética, segundo ele, “em um mundo de biqueiras lotadas e bibliotecas vazias, empunhei minha arma e disparei poesia”. Membro da União Negra pela Libertação (UNL), Duan é um dos autores da antologia poética do sarau que será lançada em abril. O título escolhido para o livro, Pretessência, é o nome de um de seus poemas.

A PROGRAMAÇÃO

Dando continuidade à programação do Sopapo Poético ponto negro da poesia, no dia 26, terça-feira, 19h30min, no SIMPA (Rua João Alfredo, 61, Cidade Baixa), a escritora e imortal da Academia Brasileira de Letras, Cristiane Sobral (DF), abre a SEMANA DA POESIA NEGRA em mais uma edição do Sarau Sopapo Poético.

No dia 27 de abril, quarta-feira, 19h30min (local a confirmar) o Sopapo Poético apresenta Leitura Dramática dos textos Onde estaes Felicidade? e Favelade Carolina Maria de Jesus, com Lilian Rocha, Camila Falcão e Sidnei Borges.

No dia 28 de abril, segunda-feira, 19h30min, no Quilombo Areal da Baronesa, o Sarau Sopapo Poético, apresentando o poeta e compositor Jorge Onifade.

Encerrando a programação literária, no dia 30 de abril, sábado, 19h, no Instituto Cultural Afro-Sul Odomodê (Avenida Ipiranga 3850), comemora-se o lançamento da antologia poética PRETESSÊNCIA, que reúne dezenove poetas participantes do sarau, e o documentário SOPAPO POÉTICO – PONTO NEGRO DA POESIA, produzido por José Francisco de Souza Santos da Silva (Chico Meu Filho).

unnamed

Toda a programação tem entrada franca.

Compartilhe

Voltar ao topo