Rei de Ifé na Nigéria participa do I Colóquio Internacional Odùdùwa

By / 5 meses ago / Brasil / No Comments

Adeyeye Enitan Babatunde Ogunwusi Ojaja II é descendente direto de Oduduwa. (Foto: Divulgação)

Por Revista Quilombo

O I Colóquio Internacional Odùdùwa – Língua, Literatura e Epistemologias Iorubanas acontece dia 8 de junho (sexta-feira), das 13h às 21h no auditório da Faculdade de Medicina (UFBA) com presença do  rei de Ifé na Nigéria.

A vinda do Ooni ao Brasil tem o intuito de reaproximar e reunir os afrodescendentes, cuja década começou em 2015 e vai até 2024, segundo a Unesco. Durante a viagem, ele ainda visita as cidade do Rio e Belo Horizonte, acompanhado por uma comitiva de 150 pessoas, entre intelectuais, empresários e políticos.

Dia 10, o Rei chega no Rio de Janeiro, onde no dia 11, será homenageado no busto de Zumbi dos Palmares, na abertura da Feira de Cultura e Negócios Brasil-Nigéria, no Terreirão do Samba. Em seguida, participa de premiação na Alerj. No Teatro Municipal fará um discurso à sociedade

Dia 12, pela manhã, Ooni vai participar de uma cerimônia no Cais do Valongo, às 10h. Às 14h, encontra lideranças das religiões de matrizes africanas, no Teatro João Caetano. Em seguida, às 17h,será recepcionado na Academia Brasileira de Letras pelo Embaixador Alberto da Costa e Silva.

Em seu último dia no Rio (13), o rei será recepcionado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na abertura do Colóquio Brasil – Nigéria. A noite participa da despedida do Rio, no Terreirão do Samba.

Na Bahia, o evento tem apoio da EDUFBA, Editora Ogum’s, MAFRO, Traduzindo no Atlântico Negro e  PROFLETRAS UFBA.

SERVIÇO:

O Quê: I Colóquio Internacional Odùdùwa – Língua, Literatura e Epistemologias Iorubanas
Quando: 8 de Junho (sexta-feira) a partir das 13h
Onde: Auditório da Faculdade de Medicina (UFBA) – Terreiro de Jesus
Aberto ao público.

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *