Ruth de Souza, Rubens Barbot e 200 artistas negros lançam vinheta 2019

Por Luísa Gabriela de Sousa, do MN

O canal Tela Preta TV, que acaba de completar um mês, reuniu mais de 200 artistas e influenciadores negros do Rio de JaneiroSão Paulo e Salvador para gravar uma vinheta de final de ano, com objetivo de passar uma mensagem de esperança para a comunidade negra, lançado nesta quinta-feira (20).

O projeto foi idealizado por Reinaldo Junior, ator e ativista, com roteiro e direção geral de Licínio Januário, além de passar a mensagem de esperança, o vídeo visa mostrar que todos os feitos e toda carga histórica dos mais velhos, servem de inspiração para o artistas mais novos continuarem fazendo arte.

A falta de representatividade negra também foi um incentivo para a produção. A vinheta simboliza a passagem do bastão da arte negra dos artistas mais velhos, representados pela atriz Ruth de Souza e o bailarino Rubens Barbot, para os mais novos, os que atualmente representam o teatro negro no Brasil, mas não estão no circuito midiático.

Nós queremos mostrar pro mercado que nós existimos e queremos reivindicar para que o mercado abra. Se 54% da população é negra, então precisamos de mais e mais produtos com novas narrativas de protagonismo negro, protagonizadas, roteirizada, produzidas e dirigidas por nós”, frisa Licínio.

O trabalho tem o objetivo de mostrar a quantidade de talentos que estão na luta, trabalhando, mesmo sem reconhecimento da mídia. “Eles são os que mais têm feito o trabalho olho no olho com nossa comunidade e para a nossa comunidade. Nosso povo vem travando batalhas uma após a outra e a gente acredita que a que está por vir será apenas mais uma […] Se o mercado não fizer a gente vai fazer e vamos trazer o nosso povo para consumir os nossos produtos. A luta vai ser árdua, mas com a bênção dos nossos ancestrais nós vamos conseguir”, finaliza o diretor.

Confira a vinheta!

Compartilhe

Voltar ao topo