Sarau Poético – Dia da Mulher Negra com Sopapo Poético e Negras em Canto

By / 5 meses ago / Eventos / No Comments

Grupo Negras em Canto. (Foto: Divulgação)

O Sopapo Poético, em parceria com o Sintrajufe/RS, celebra no próximo dia 25 de julho, quarta-feira, às 19:00, o Dia da Mulher Negra, com uma edição especial do sarau poético-musical e a participação especialíssima das Negras em Canto interpretando a obra de Dona Ivone Lara. A atividade tem entrada franca.

O Dia da Mulher Negra é celebrado nacionalmente em 25 de julho, data que consagra a trajetória da líder quilombola Teresa de Benguela. Na mesma data também é comemorado, em nível continental, o dia da mulher afro-latino-americana e caribenha. Ambas as celebrações ratificam o protagonismo das mulheres na afirmação da cultura e na reivindicação dos direitos do povo negro em África e na diáspora africana.

Nesta noite, reuniremos este destacado grupo de mulheres cantoras do RS, interpretando a obra de Dona Ivone Lara, a grande dama do samba, e as integrantes do Sarau Sopapo Poético, que apresentarão suas poesias e músicas autorais.

O sarau SOPAPO POÉTICO – Ponto Negro da Poesia é um encontro mensal promovido pela ANdC (Associação Negra de Cultura) desde 2012. A exemplo de outros saraus afro-brasileiros, evoca o protagonismo negro, em uma roda de atuações, reflexões e de convivências, reunindo artistas, intelectuais e simpatizantes da cultura negra de resistência.

Formado no ano 2000 em Porto Alegre, o grupo NEGRAS EM CANTO traz a raiz do samba em sua essência, exaltando a nata de compositores/as do mais popular dos ritmos brasileiros. Atualmente, o grupo é composto pelas cantoras Yara LemosMaria do Carmo CarneiroRenata Pires e Rhosângela Silveiro. A direção do projeto fica a cargo da ativista cultural Lanna Campos. O responsável pela produção musical é o violonista e arranjador João Sete Cordas, que, juntamente com o Grupo Puro Samba, faz a base instrumental para as belas vozes das negras cantoras.

Serviço:

O quê: Sopapo Poético – Ponto Negro da Poesia

Edição especial Dia da Mulher Negra

Convidadas: Negras em Canto

Quando: quarta-feira, 25 de julho, às 19h

Onde: SINTRAJUFE/RS – Rua Marcílio Dias, 660, Menino Deus – Porto Alegre/RS

Quanto: Entrada Franca

Realização: SINTRAJUFE/RS – Sindicato dos Trabalhadores no Judiciário Federal do RS

SOPAPO POÉTICO – Ponto Negro da Poesia

Contatos:
sopapo.poetico@gmail.com
(51) 99934-0990 – 99317-6497 – 99218-5449

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *